Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGalante, Renata de Matospt_BR
dc.contributor.authorViégas, Rafael Pedronipt_BR
dc.date.accessioned2014-01-22T01:54:32Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/86402pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho descreve, desde o projeto até a implementação, uma ferramenta denominada SQOnline, para auxiliar o ensino através da informática. Seu surgimento se deu no Instituto de Física da UFRGS, através da necessidade dos professores acompanharem o aprendizado de seus alunos. Sua principal funcionalidade é permitir a criação de um banco de questões, de maneira compartilhada entre os usuários da ferramenta, gerando questionários que avaliam o nível de compreensão conceitual alcançado pelos discentes. O uso do SQOnline permite que o docente faça um mapeamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem ensinados, possibilitando uma organização do ensino sob medida para as turmas. São apresentadas as tecnologias utilizadas no desenvolvimento da ferramenta SQOnline, bem como as técnicas de construção de software que visam à concepção de um sistema robusto e confiável. São expostos aspectos pertencentes a todas as etapas percorridas, desde o projeto inicial até a realização de experimentos com os usuários. Avaliações realizadas com usuários demonstram que a ferramenta SQOnline possui um treinamento bastante simples para sua utilização, permitindo que até mesmo pessoas com reduzida familiaridade com computadores sejam incentivadas a adotá-la. A ideologia proposta, projetando o SQOnline como um software open-source, visa possibilitar o incremento do sistema por qualquer pessoa que tenha interesse. Este fator permite que a ferramenta traga benefícios em diferentes cursos e universidades, contribuindo, assim, com a qualidade do ensino em geral.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation describes, from the project to the implementation, a tool called SQOnline, that helps the teaching through informatics. His appearance took place in the Institute of Physics, UFRGS, through the need for teachers to monitor the learning of their students. Its main feature is to allow the creation of a pool of questions, which is shared between the users of the tool, generating questionnaires that assess the level of conceptual understanding achieved by students. The use of SQOnline allows the teacher to do a mapping of students’ prior knowledge about the content to be taught, enabling an organization to tailor teaching classes. The technologies used in the development of the SQOnline tool are presented as well as techniques for building software aimed at designing a robust and reliable system. The exposed aspects concerns to all belonging steps taken from the initial design to the completion of experiments with users. Evaluations conducted with users show that SQOnline tool has a very simple training in its use, enabling even people with limited familiarity with computers are encouraged to adopt it. The proposal ideology, projecting SQOnline as an open-source software, aims to enable the increase of the system by anyone who has an interest. This factor allows the tool to bring benefits in different courses and universities, thus contributing to the quality of education in general.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOnline reviewen
dc.subjectBanco : Dadospt_BR
dc.subjectQuestionnairesen
dc.subjectRecuperacao : Informacaopt_BR
dc.subjectInformatics at teachingen
dc.titleSQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensinopt_BR
dc.title.alternativeSQOnline : an online questionnaire tool for teaching activities supporten
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000910075pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples