Repositório Digital

A- A A+

Variabilidade em interfaces de usuário em linhas de produto de software baseadas na web um estudo exploratório

.

Variabilidade em interfaces de usuário em linhas de produto de software baseadas na web um estudo exploratório

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Variabilidade em interfaces de usuário em linhas de produto de software baseadas na web um estudo exploratório
Autor Jesus, Gustavo Schmid de
Orientador Nunes, Ingrid Oliveira de
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Interface : Usuario
Serviços Web
Resumo Linhas de Produto de Software (LPS) é uma recente e promissora abordagem para desenvolvimento de famílias de sistemas que compartilham um núcleo comum, promovendo o reuso em larga escala e consequentemente alguns benefícios tais como menor tempo e custo de desenvolvimento. A principal característica de uma LPS é a variabilidade de sistemas que ela pode produzir, considerando as diferentes funcionalidades que um sistema pode possuir. Entretanto, existe uma área que é pouco explorada que é a variabilidade em interfaces de usuário (IU). O grande diferencial da variabilidade, nesse contexto, é que a combinação de funcionalidades cria um número exponencial de configurações. Desta forma, projetar uma interface adequada para todas as configurações é inviável do ponto de vista prático. Este trabalho consiste de uma pesquisa de um novo algoritmo utilizando como base um estudo exploratório para identificar os principais desafios e limitações das abordagens atuais no contexto de variabilidade de IU’s em LPS’s. Utilizando como base a implementação de uma LPS baseada em um sistema Web, é explorada a utilização de técnicas atuais para a implementação dessa variabilidade neste caso de uso particular em conjunto de algumas modificações feitas nestas técnicas para otimizar este processo. Com base no estudo desenvolvido, discutem-se quais lições foram aprendidas, os pontos positivos e negativos da técnica desenvolvida, uma conclusão sobre o estudo realizado e possíveis direções para trabalhos futuros que queiram contribuir nesta área de pesquisa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/86428
Arquivos Descrição Formato
000909996.pdf (1.085Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.