Repositório Digital

A- A A+

Faces da urbe : processo identitário e transformações urbanas em Criciúma/SC

.

Faces da urbe : processo identitário e transformações urbanas em Criciúma/SC

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Faces da urbe : processo identitário e transformações urbanas em Criciúma/SC
Outro título Faces da Urbe: Processus Identitaire et Transformations Urbaines à Criciúma (1945 – 1980)
Autor Nascimento, Dorval do
Orientador Pesavento, Sandra Jatahy
Data 2006
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Assunto Criciúma (SC)
Etnicidade
Historiografia
Identidade territorial
[fr] Charbon
[fr] Ethnicité
[fr] Historiographie
[fr] Identité urbaine
[fr] Ville
Resumo Estudo sobre os processos de mudança da identidade urbana da cidade de Criciúma (SC), no período 1945 – 1980, a partir da emergência de discursos e pertencimentos centrados na etnicidade e que provocaram uma efetiva transformação dos anteriores esquemas identitários presentes na Urbe. Acompanha-se a constituição da cidade construída a partir da atividade de extração do carvão e sua posterior transformação, urbana e identitária, a partir de esquemas de pertencimentos centrados na noção de origem étnica. Observa-se a atuação dos grupos sociais e governos municipais na consolidação de uma identidade urbana que teve na etnicidade o seu ponto de confluência.
Résumé C’est un étude sur le processus de changement de l’identité urbaine dans la ville de Criciúma pendant la période 1945 – 1980 à partir de l’emergence des discours et des appartenances centrées sur l’éthnicité qui ont causé une effective transformation des schémas identitaires antérieurs présents dans la Urbe. Accompagnant ce processus, la constitution de la ville est construite à partir de l’activité de l’extraction du charbon et sa posterieure transformation urbaine, identitaire et aussi à partir des schémas des appartenances centrées sur la notion d’origine ethnique. L’action des groupes sociaux et municipaux est nettement observée dans la consolidation d’une identité urbaine qui a connu son point de confluence dans l’ethnicité.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/8671
Arquivos Descrição Formato
000585669.pdf (3.692Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.