Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCogo, Ana Luisa Petersenpt_BR
dc.contributor.authorPedro, Eva Néri Rubimpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Scheffer Schell dapt_BR
dc.contributor.authorValli, Gabriela Petrópt_BR
dc.contributor.authorSpecht, Andréia Martinspt_BR
dc.date.accessioned2014-01-24T01:56:10Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1518-1944pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/86860pt_BR
dc.description.abstractEstudo qualitativo com o objetivo de descrever as possibilidades metodológicas na utilização de tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem nas modalidades presencial e a distância. Estudo de caso realizado com sete docentes de graduação em enfermagem de uma Universidade pública inscritas em curso na modalidade a distância. Os dados obtidos em ambiente virtual de aprendizagem (fórum, bate-papo) foram submetidos à análise temática. Os temas analisados foram tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem e mudanças no ensino de enfermagem para uso das tecnologias da informação e da comunicação. As docentes identificaram a relevância da utilização das tecnologias educacionais digitais, mesmo sem usá-las com seus alunos. Destacou-se a importância da educação permanente dos docentes de cursos de enfermagem. Considera-se que há a necessidade das Instituições implantarem ações na promoção da discussão e da implantação de novos recursos metodológicos no ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis is a qualitative study that aims to describe the methodological possibilities for the use of digital technologies in undergraduate courses in Nursing, both in distance and presence learning modes. This case study was carried out with seven professors of undergraduate courses from public University in nursing enrolled in distance learning courses. Data obtained in virtual learning environment (forum, chat) underwent thematic analysis. “Digital educational technologies in Nursing teaching” and “Changes in nursing teaching for the use of communication and information resources” were the themes. The relevance of the use of digital educational technologies was evidenced by the professors, even without using any with students. The relevance of permanent education for professors of Nursing undergraduate programs was highlighted. We consider that there is the necessity on the part of Institutions to enforce actions that promote the discussion and implementation of new methodological resources in teaching.en
dc.description.abstractEstudio cualitativo con el objetivo de describir las posibilidades metodológicas en la utilización de tecnologías digitales en la enseñanza de graduación en enfermería en las modalidades presencial y a distancia. Estudio de caso realizado con siete docentes de graduación en enfermería de una Universidad publica inscritas en curso de modalidad a distancia. Los datos obtenidos en ambiente virtual de aprendizaje (foro, charlas) fueron sometidos al análisis temático. Los temas fueron tecnologías educacionales digitales en la enseñanza de enfermería y cambios en la enseñanza de enfermería para uso de las tecnologías de la información y de la comunicación. Las docentes identificaron la relevancia de la utilización de las tecnologías educacionales digitales, aun sin usarlas con sus alumnos. Se destacó la importancia de la educación permanente de los docentes de cursos de enfermería. Se considera que hay necesidad de que las Instituciones implanten acciones en la promoción de la discusión y de la implantación de nuevos recursos metodológicos en la enseñanza.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica de Enfermagem. Goiânia. Vol. 13, n.4 (2011), p. 657-664pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectNursing, educationen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducation, higheren
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectEnfermagem : Graduaçãopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizajeen
dc.subjectFacultyen
dc.subjectEducación em enfermeríaes
dc.subjectDocenteses
dc.subjectEducación superiores
dc.titleTecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentespt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies in nursing undergraduate courses : methodological possibilities by facultyen
dc.title.alternativeTecnologías digitales en la enseñanza de graduación en enfermería : las posibilidades metodológicas por docenteses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000822162pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples