Repositório Digital

A- A A+

Mineração de regras de associação aplicada a dados da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina PR

.

Mineração de regras de associação aplicada a dados da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina PR

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mineração de regras de associação aplicada a dados da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina PR
Outro título Mining of Association Rules Applied to Londrina´s Health City Department – PR
Autor Silva, Glauco Carlos
Orientador Alvares, Luis Otavio Campos
Data 2004
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Armazenamento da informação
Banco : Dados
Mineracao : Dados
Regras : Associacao
[en] Associations Rules
[en] Data Mining
Resumo Com o grande crescimento dos volumes de dados que as organizações vêm registrando e a diversidade das fontes destes dados, o fato de se aproveitar informações contidas nessas massas de dados se tornou uma necessidade. Surgiu então uma área denominada Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (DCBD). Tal área utiliza alguns modelos, técnicas e algoritmos que realizam operações de extração de conhecimento útil de grandes volumes de dados. Entre as principais técnicas utilizadas para minerar os dados está a de Regras de Associação. A técnica de Regras de Associação se propõe a encontrar todas as associações relevantes entre um conjunto de itens aplicados a outros itens, e utiliza alguns algoritmos para realizar seu objetivo. Este estudo apresenta alguns algoritmos para a aplicação da técnica de Regras de Associação, também, busca abranger um pouco da tecnologia de Data Warehouse, muito útil para que o processo de mineração de dados possa ser realizado com maior sucesso. Neste trabalho são aplicadas técnicas de descoberta de conhecimento na área de saúde, vinculando dados referentes à situação socioeconômica do paciente com os procedimentos que foram realizados nas internações hospitalares a que foi submetido. Devido ao grande número de regras que poderiam se geradas resultantes das inúmeras possibilidades da base de dados, foi construído um protótipo de uma ferramenta para extração de regras de associação, que não só é baseado no suporte e confiança, mas também utiliza os conceitos de lift e improvement os quais ajudam na diminuição de regras triviais. Foram realizadas minerações com a base de dados de pacientes da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina-PR, para análise da utilidade dos dados minerados.
Abstract The increasing amount of data that organization have been registering and the diversity of data sources have generate the necessity of extract knowledge from this mass of data. Based on this necessity a new area has emerged which is named Knowledge Discovery in Data Base (KDD). In this work apply the association rule mining technique in the public health area, linking social economic situation of patients which were attended in our hospitals. Because of large number of rules that can be produce we developed a prototype of a tool for extract association rules, not only based on support and confidence, but using too the measures lift and improvement in order to reduce the number of rules. Experiments were performed with the “Secretaria Municipal de Saúde de Londrina – PR” database
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8696
Arquivos Descrição Formato
000586835.pdf (985.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.