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A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular

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A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular

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Título A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular
Outro título Postgraduate programs in physical education in Brazil : the phenomenon of hyper-productivity and cultural formatin
Outro título Postgrado en educación física en Brasil : el fenómeno de hiperproductividad y formación cultural
Autor Goellner, Silvana Vilodre
Resumo O texto tem como objetivo desenvolver argumentos em favor da presença do conhecimento histórico nos cursos de formação de professores em Educação Física. Para tanto faz uma breve abordagem sobre a Historiografia da Educação Física brasileira para, posteriormente, esboçar algumas reflexões conceituais e metodológicas próprias ao ensino e à pesquisa em História destacando a impossibilidade de abordá-la no singular.
Abstract Although the problem of looking after points to gain in order to upgrade the Lattes CV and be well ranked at the Capes of researchers and post-graduation programs in Brazil is reaching outrageous levels, just a few people, until now, have dared to make a more critical analysis of the this problem that exists among us, specially in what concerns the lack of responsibility of the curent researches related to the socio-cultural level of the local scientific researches. This article raises some of the problems on this aspect, questioning the post-graduation in physical education in the country and the uncontrolled rush of the people into publishing their papers internationally, which is the only thing that mantains programs and researchers actives on Capes.
Resumen La cuestión de la carrera por puntos para estar bien clasificados en el currículo Lattes – CAPES per investigadores y los programas de postgrado en Brasil están alcanzando dimensiones absurdas. Pocos se atrevieron a hacer un análisis más crítico de esta cuestión entre nosotros, sobre todo en relación con la falta de responsabilidad y importancia sociocultural en la producción científica actual local. Este artículo plantea algunos problemas en este sentido, cuestionando el postgrado en educación física en el país y la desenfrenada carrera detrás de publicaciones internacionales para mantener programas y investigadores activos en CAPES y sólo eso.
Contido em Kinesis. Santa Maria, RS. Vol. 30, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 37-55
Assunto História
[en] Cultural formation
[en] Post-graduate program
[en] Scientific production
[es] Formación cultural
[es] Postgrado
[es] Producción científica
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/87020
Arquivos Descrição Formato
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