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dc.contributor.advisorGarcez, Pedro de Moraespt_BR
dc.contributor.authorLucena, Maria Inêz Probstpt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:18:35Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8723pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga as razões e realidades presentes no modo como as professoras de Inglês como Língua Estrangeira (LE) de uma escola pública avaliam seus alunos. Desenvolvido numa perspectiva etnográfica, o objetivo deste estudo qualitativo e interpretativo é aumentar o conhecimento sobre a avaliação em LE, com base na análise de dados, gerados em observações de aulas, entrevistas, notas de campo e documentos. Fundamentada em estudos que tratam da questão das pedagogias implícitas, da avaliação educacional e das práticas avaliativas dos professores de Língua Estrangeira, esta pesquisa está situada na área da Lingüística Aplicada, conduzida com base em uma perspectiva crítica e política de ensino de LE. Além disso, o estudo busca uma explicação sociológica através do conceito de habitus, de Bourdieu (1990, 2003, 2004, entre outros), no sentido de explicar as práticas individuais e coletivas. A análise mostra que as professoras apresentam um padrão coletivo em relação à avaliação da aprendizagem. Esse padrão revela que as práticas avaliativas das participantes deste estudo são dissonantes das diretrizes do colégio e que há uma seletividade do conteúdo e atividades que vão ser ensinadas, de acordo com o que é e não é considerado avaliável pelas professoras. Nota-se também que o livro-texto guia a organização das tarefas, como modo de garantir a apresentação de um conteúdo “concreto”, que poderá ser avaliado. Os resultados mostram ainda que a avaliação é utilizada com a função de envolver e controlar os alunos diante da falta de interesse. Nesse sentido, as professoras procuram promover uma motivação extrínseca, utilizando práticas avaliativas que garantam a atenção e disciplina em sala de aula. Em contrapartida, essas professoras procuram uma aproximação e um envolvimento afetivo com os alunos. Elas parecem considerar que muitas dificuldades para a avaliação provém do status da disciplina de LE na escola pública. Há também evidências que a avaliação é baseada nas experiências pessoais das participantes, no entanto o grupo de professores de LE aparece como um elemento importante para a escolha e legitimação de suas práticas. Por fim, parece que muito da compreensão que as professoras têm sobre ensino de LE é baseada na idealização de um perfil de aluno e de uma situação de ensino que não encontram na escola regular, o que parece dificultar as ações dessas docentes em relação às suas práticas avaliativas. Os resultados deste trabalho contribuem para a literatura sobre avaliação em LE e para a metodologia, prática de ensino e formação de professores.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the reasons and realities present in the way English as Foreign Language (EFL) teachers from a public school evaluate their students. Developed through an ethnographic perspective, the objective of this qualitative and interpretative study is to increase the knowledge about the evaluation system in foreign language teaching based on the analysis of information obtained through observation in classrooms, interviews, field notes, and documents. Based on studies that deal with the subject of implicit pedagogies, educational evaluation, and the teachers’ methods of evaluation, this study is placed in the area of Applied Linguistics, conducted with a critical perspective and based on the Foreign Language Teaching principles. The study also seeks a sociological explanation through the concept of habitus by Bourdieu, in order to explain the individual and collective practices (Bourdieu, 1990, 2003, 2004). The analysis showed that the teachers present a collective pattern in relation to evaluating learning. This pattern reveals that the evaluation methods of the participants of this study are in disagreement with the school’s guidelines and that there is selectivity in the content and activities that are going to be taught, according to what can or cannot be evaluated by the teachers. It was also noted, that the text used determines the organization of the activities, as a way to guarantee the presentation of a “concrete” content which can be evaluated. The results showed yet, that the evaluation is used as a method to involve and control the students who lack interest in the class. In that sense, the teachers try to promote an extrinsic motivation, utilizing evaluation methods that guarantee attention and discipline in the classroom. To compensate, the teachers try to get close to the students and show them affection. The participants seem to consider that much of the difficulty to make an evaluation comes from the status of the discipline in EFL classes in public schools. There is also evidence that the evaluation is based on personal experiences of the participants; however the group of EFL teachers appears as an important element for the choice and legitimacy of their methods. Finally, it seems that much of the teachers’ understanding about teaching is based on the idealization of a student profile and a teaching situation that they did not find in the regular school which seems to hinder their actions in relation to the evaluation methods. The results of this project contribute as literature about the evaluation process in EFL and for methodology, teaching principles and teacher trainingen
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.titleRazões e realidades no modo como as professoras de inglês como língua estrangeira de escola pública avaliam seus alunospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000587419pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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