Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPacheco, Joyson Luizpt_BR
dc.contributor.authorRebelatto Neto, Luizpt_BR
dc.date.accessioned2014-02-15T01:50:38Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87279pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar comparativamente aspectos de frenagem, tracionamento, legislação e viabilidade econômica de dois tipos de semirreboque tracionados pelo mesmo caminhão, no trajeto entre os estados do Mato Grosso e do Paraná, transportando cargas ligadas ao agronegócio. A justificativa se deve ao fato de que grãos serem um dos itens mais exportados pelo país, sendo que grande parte, nessa rota e pelo modal rodoviário. A análise das duas composições vai se dar de forma comparativa, de modo que as variáveis possam ser verificadas numa análise global do problema. Para a análise econômica serão usados dados históricos de duas transportadoras que operam na rota. Para a análise técnica serão usados dados técnicos dos veículos a fim de verificar sua segurança. Com esse trabalho espera-se mostrar qual composição traz mais benefícios, tanto para os transportadores, quanto para os produtores de grãos e para o país, de modo a tornar mais competitivo a cadeia do agronegócio.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to comparatively analyze safety aspects, legislation and braking, traction, economic feasibility of two types of semi-trailer pulled by the same truck, on the way between states of Mato Grosso e Paraná, carrying cargo related to agribusiness. The reason of this work is due to the fact that beans are one of the most exported items by country, and largely on the route and by road. The analysis of the two compositions will be given on a comparative basis, so that variables can be checked in an overall analysis of the problem. For the economic analysis will be used historical data from two freight companies that operating in the route. For technical analysis will be used technical data of vehicles to check their safety. With this work is expected to show that composition is more beneficial for freight companies and for grain farmers and the country in order to become more competitive agribusiness chain.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectTrucken
dc.subjectSemi-trailersen
dc.subjectTransporten
dc.titleAnálise comparativa de veículos de cargapt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis of vehicles cargo en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000910494pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples