Repositório Digital

A- A A+

Impactos socioambientais da modernização da agricultura : o caso da linha rodeio Alto Constantina - RS

.

Impactos socioambientais da modernização da agricultura : o caso da linha rodeio Alto Constantina - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Impactos socioambientais da modernização da agricultura : o caso da linha rodeio Alto Constantina - RS
Autor Citolin, Adriana
Orientador Almeida, Jalcione Pereira de
Co-orientador Claudino, Livio Sergio Dias
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Desenvolvimento rural
[es] Degradación ambiental
[es] Impactos sociales y ambientales
[es] Modernización de la agricultura
Resumo O presente trabalho teve como tema os impactos socioambientais provocados pela modernização da agricultura, tendo como base as percepções das famílias entrevistadas. O objetivo principal do estudo foi identificar e analisar os principais impactos socioambientais da modernização agrícola que foram possíveis de serem reconhecidos na localidade de Linha Rodeio Alto – Constantina – RS, com o intuito de evidenciar como as práticas modernas foram implantadas na comunidade, e como a adoção dessas práticas transformou as paisagens locais, e também as formas de trabalho dos produtores. A pesquisa empírica se caracteriza como um estudo de caso, envolvendo três famílias residentes na comunidade. Por intermédio de entrevistas foi evidenciado que a modernização da agricultura trouxe muitos avanços, e colaborou para o desenvolvimento econômico das regiões, mas ao mesmo tempo, ocasionou sérios problemas relacionados à dependência dos produtores rurais diante das tecnologias e inovações, bem como trouxe impactos ambientais que se acentuam cada vez mais. Os agricultores entrevistados reconhecem esses impactos, contudo, não imaginam outra forma de praticar agricultura que não seja a delimitada pelo processo de modernização. Preveem que para o futuro, o meio rural sofrerá com a falta de pessoas para trabalhar nessas atividades, e que nem mesmo a tecnologia será capaz de reter os jovens no campo. Assim sendo, o pacote tecnológico implantado na fase da Revolução Verde, como as demais tecnologias que são criadas com o objetivo de trazer crescimento produtivo e econômico, apresentou resultados favoráveis e também adversos às promessas de melhorias nas condições de vida das populações no meio rural.
Resumen El presente trabajo tuvo como tema los impactos ambientales causados por la modernización de la agricultura, basada en la percepción de las familias entrevistadas. El objetivo principal del estudio fue identificar y analizar los principales impactos ambientales de la modernización agrícola que fueron capaces de ser reconocidos en la localidad de Rodeo Alto - Constantina - RS, con el fin de mostrar cómo se implementaron las prácticas modernas en la comunidad, y cómo adopción de estas prácticas transformó el paisaje de la zona, así como las formas de trabajo de los productores. La investigación empírica se caracteriza como un estudio de caso que involucra a tres familias que viven en la comunidad. A través de las entrevistas se hizo evidente que la modernización de la agricultura ha traído muchos avances, y ha contribuido al desarrollo económico de las regiones, pero al mismo tiempo, causó serios problemas relacionados con la dependencia de los agricultores en las tecnologías e innovaciones, así como los impactos ambientales traído que aumentan más y más. Los agricultores entrevistados reconocen estos efectos, sin embargo, no se dan cuenta de otras formas de prácticas agrícolas que no está limitado por el proceso de actualización. Predecir el futuro de las zonas rurales sufren de la falta de personal para trabajar en estas actividades, y que incluso la tecnología será capaz de mantener el campo joven. Por lo tanto, el paquete tecnológico introducido durante la Revolución Verde, como otras tecnologías que se crean con el objetivo de llevar el crecimiento económico y productivo, mostró resultados favorables, así como adversas a las promesas de mejoras en las condiciones de vida de los habitantes de las zonas rurales.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87365
Arquivos Descrição Formato
000907535.pdf (2.406Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.