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O cooperativismo como alternativa para o fortalecimento da apicultura no município de Arroio dos Ratos

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O cooperativismo como alternativa para o fortalecimento da apicultura no município de Arroio dos Ratos

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Título O cooperativismo como alternativa para o fortalecimento da apicultura no município de Arroio dos Ratos
Autor Miranda, José Humberto Maciel
Orientador Waquil, Paulo Dabdab
Co-orientador Schubert, Maycon Noremberg
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Desenvolvimento rural
[en] Beekeeping
[en] Cooperatives
[en] Development
[en] Family farming
Resumo O presente trabalho teve por objetivo conhecer os benefícios proporcionados pelo cooperativismo aos apicultores associados à COOAPISUL (Cooperativa Apícola do Sul) de Arroio dos Ratos, procurando descobrir uma provável estratégia sustentável aos apicultores que não são associados à Cooperativa, apurando as dificuldades e entraves por eles enfrentados em busca da possibilidade de desenvolverem seu processo de comercialização com autonomia, melhores preços e favoráveis condições de venda. Este estudo motivou-se também, de forma específica, a definir a agricultura familiar, caracterizar o cooperativismo, seus benefícios e formas de inserção, identificar o histórico da Cooperativa de Apicultores do Sul (COOAPISUL), descrevendo o mercado do mel em Arroio dos Ratos, apontar entraves e potencialidades da associação de apicultores de Arroio dos Ratos à COOAPISUL. Realizouse uma pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica e de campo, sendo aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas abertas dirigidas a cinco apicultores associados na COOAPISUL, e a quatro apicultores que vivem na informalidade, constatando-se que os benefícios proporcionados pelo cooperativismo aos apicultores, mais precisamente aos associados à Cooperativa Apícola do Sul (COOAPISUL), de Arroio dos Ratos, tem sido o maior conhecimento acerca da atividade que desenvolvem (mesmo que não conheçam tudo que precisam empregar na produção), o apoio que recebem da COOAPISUL que é de relevância e, principalmente, as potencialidades que se ampliarão assim que a Casa do Mel estiver em funcionamento, ainda mais pelas favoráveis condições estruturais, tecnológicas, de processamento e de comercialização que poderão usufruir. Quanto aos apicultores não associados a uma cooperativa, constatou-se que esses enfrentam muitos problemas e entraves para desenvolverem as etapas da cadeia produtiva do mel e derivados, porque não empregam tecnologias, não possuem e é difícil de obter recursos financeiros que lhes sirvam para garantir equipamentos e outros insumos que precisam para a produção apícola, e ainda, acabam vendendo seus produtos para atravessadores, que pagam pouco e vendem, no mercado, por preços bem superiores, o que inibe os consumidores para a compra. A esses apicultores, sugere-se o ingresso como associados à COOAPISUL, que apesar de estar ainda em fase de implantação da Casa do Mel, que irá proporcionar aos apicultores corretas condições de infraestrutura para processamento, acondicionamento e venda do mel e outros produtos apícolas, também proporcionará amplo apoio para a capacitação do apicultor, incentivo para a busca por financiamentos visando ampliar a produção e, ainda, a mediação para a inspeção dos produtos, visando asseverar a qualidade dos mesmos por meio de certificação de qualidade, que favorece o aumento das vendas e lucros.
Abstract The present work sought to know the benefits provided by the beekeepers cooperative associated to COOAPISUL (South Cooperative Beekeeping) of Arroio dos Ratos, trying to discover a probable sustainable strategy to beekeepers who are not associated with the Cooperative, calculating the difficulties and obstacles they faced in pursuit of opportunity to develop your marketing process with autonomy, better prices and favorable terms of sale. This study was motivated also, specifically, to define the family farm, characterize the cooperative, its benefits and ways to enter, identify the history of the South Cooperative Beekeepers (COOAPISUL), describing the honey market in Arroio dos Ratos pointing barriers and potential association of beekeepers Arroio dos Ratos to COOAPISUL. It conducted an exploratory qualitative literature and field, and a questionnaire as an instrument for data collection consists of an ordered series of open questions directed to five associates in COOAPISUL beekeepers, beekeepers and the four living informally, stating- that the benefits provided by the cooperative for beekeepers, specifically those associated with the South Cooperative Beekeeping (COOAPISUL) of Arroio dos Ratos, has been the most knowledge about the activity they perform (even if they do not know everything you need to employ in production) the support they receive from COOAPISUL which is important, and especially the potential that will expand so the Honey House is running, even more favorable conditions for structural, technological, processing and marketing that will appreciate. As for beekeepers not associated with a cooperative, it was found that these face many problems and obstacles to develop the productive chain of honey and honey products, why not employ technologies, lack and is difficult to obtain financial resources to ensure that they serve equipment and other inputs they need for beekeeping, and still end up selling their products to middlemen, who pay little and sell in the market at prices much higher, which inhibits consumers to purchase. To these beekeepers, we indicate how urgent the entry associated with COOAPISUL, who despite being still in the implementation phase of the Honey House, which will provide beekeepers correct conditions of infrastructure for processing, packaging and sale of honey and other bee products also provide ample support for the training of beekeepers, incentive for the search for financing in order to expand production and also mediation for inspection of products, aiming to assure their quality through quality certification, which favors the increase sales and profits.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87412
Arquivos Descrição Formato
000907879.pdf (433.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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