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A construção social do mercado do leite : um estudo de caso no município de Itaqui - RS

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A construção social do mercado do leite : um estudo de caso no município de Itaqui - RS

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Título A construção social do mercado do leite : um estudo de caso no município de Itaqui - RS
Autor Paula, Juliane Dalcin de
Orientador Waquil, Paulo Dabdab
Co-orientador Schubert, Maycon Noremberg
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Desenvolvimento rural
[en] Family agriculture
[en] Formal markets
[en] Informal markets
[en] Milk
Resumo A atividade leiteira é comumente desenvolvida por produtores pertencentes à Agricultura Familiar, embora as políticas públicas tenham penalizado este setor por um longo período. Este trabalho teve como principal objetivo identificar e caracterizar as relações de mercado que são estabelecidas com os produtores formais e com os produtores informais de leite pertencentes ao 1º Distrito do município de Itaqui-RS. Esta pesquisa exploratória caracterizou-se como qualitativa e quantitativa, com a coleta de informações primárias realizadas com produtores formais e informais, através de questionários com questões mistas (abertas e fechadas) e entrevistas semiestruturadas e informais. Os dados secundários foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa eletrônica. Para analisar e descrever os dados de campo, os produtores e as propriedades foram descritos a partir da categoria denominada de Unidade de Produção Familiar Formal (UPFF) e Unidade de Produção Familiar Informal (UPFI). A construção social do mercado do leite do 1º Distrito do município em estudo envolve a comercialização diretamente para a indústria por parte das UPFF, e, diretamente ao consumidor final por parte das UPFI, através da venda de porta em porta. No primeiro as relações de mercado são estabelecidas través de contrato formal, e no outro, através da tradição e das relações de proximidade e confiança que são estabelecidas com os consumidores.
Abstract Milk production is commonly developed by producers belonging to the Family Farm, although public policies have penalized this industry for a long period. This study aimed to identify and characterize market relations that are established with producers formal and informal milk producers belonging to the 1st District of the city of Itaqui-RS. This exploratory research was characterized as qualitative and quantitative, with gathering information carried with primary producers formal and informal, through questionnaires with mixed questions (open and closed) and semi-structured interviews and informal. Secondary data were obtained through a literature review, desk research and electronic research. To analyze and describe the field data, the producers and the properties have been described from the category called Production Unit Family Formal (UPFF) and Production Unit Informal Family (UPFI). The social construction of the milk market in the 1st District of the city under study involves directly marketing to the industry by the UPFF, and directly to final consumers by the UPFI by selling door to door. In the first market relations are established abeam of formal contract, and on the other, through tradition and the close relationships and trust that are established with consumers.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87413
Arquivos Descrição Formato
000907880.pdf (863.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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