Repositório Digital

A- A A+

A contribuição do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) no município de Maçambará / RS

.

A contribuição do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) no município de Maçambará / RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contribuição do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) no município de Maçambará / RS
Autor Alderete, Luis Humberto Pinto
Orientador Cruz, Fabiana Thomé da
Co-orientador Weschenfelder, Simone
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Desenvolvimento rural
[es] Agricultura familiar
[es] Programa nacional de alimentación escolar (PNAE)
[es] Seguridad alimentaria y nutricional
Resumo Este trabalho teve por objetivo descrever como está ocorrendo a inserção dos agricultores familiares e escolas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Maçambará/RS e identificar as vantagens e dificuldades para a agricultura familiar decorrentes da inserção ao PNAE, como também analisar a contribuição do PNAE para a Segurança Alimentar e Nutricional da comunidade escolar municipal. A metodologia utilizada para a realização desse trabalho foi qualitativa, especialmente pesquisa exploratória. Para a coleta de dados foi utilizado pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Através dos dados coletados evidenciou-se a importância do PNAE para a Segurança Alimentar e Nutricional da comunidade escolar de Maçambará e do mercado institucional disponível para a agricultura familiar. A pesquisa evidencia que em Maçambará existe uma lacuna a ser preenchida, de modo que o crescimento da produção deve ser explorado para o sucesso do PNAE.
Resumen Este estudio tuvo como objetivo describir cómo está ocurriendo la inserciónl de los agricultores de la familia y las escuelas por el Programa en Maçambará/RS,y identificar las ventajas y las dificultades de las explotaciones familiares causadas por la inserción del Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE), así como la contribución del Programa para la Seguridad Alimentaria y Nutrición en el consejo de la comunidad escolar. La metodología utilizada para llevar a cabo este estudio fue la investigación cualitativa, exploratoria para la recolección de datos se utilizó la investigación documental y la entrevista semi-estructurada. A través de los datos obtenidos pusieron de manifiesto la importancia del PNAE para Seguridad Alimentaria y Nutricional para la comunidad escolar y Maçambará mercado institucional disponible para granjas familiares, donde hay una brecha por cubrir en el crecimiento de la producción debe ser explotado para el éxito de PNAE.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87415
Arquivos Descrição Formato
000908175.pdf (600.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.