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dc.contributor.advisorPôrto Júnior, Sabino da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAlcalde, Bernardo Frederes Krämerpt_BR
dc.date.accessioned2014-02-19T01:51:20Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87425pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é formada dois ensaios com temas vinculados à educação. O primeiro ensaio investiga a evolução das desigualdades de oportunidades educacionais no Brasil sob o prisma das etnias e dos gêneros, com base na concepção de John Roemer (1998) de Igualdade de Oportunidades. Para quantificar a desigualdade são utilizados os índices de dissimilaridade de Yalonetzky (2010) aplicados aos microdados da PNAD de 2011. Para a amostra estudada, os resultados apontaram para a redução da desigualdade de oportunidades educacionais na dimensão étnica e para seu aumento, no âmbito dos gêneros, ao longo dos anos. O segundo ensaio busca avaliar o impacto da universidade pública sobre o seu egresso, medido principalmente sob a forma de rendimentos do trabalho. Através de modelos baseados na Equação de Mincer (1974), buscou-se verificar os principais determinantes da renda do egresso, utilizando-se, para tanto, uma amostra de dados de egressos da UFRGS. A análise apontou para conclusões que levam a crer que o diploma da universidade pública não é suficiente para, em termos de rendimento, compensar discriminações existentes no mercado de trabalho analisado. Outra contribuição do ensaio foi apontar, para algumas áreas do conhecimento, a remuneração média, a incidência de desemprego, a relevância atribuída pelo egresso à formação recebida e seu vínculo à atividade profissional exercida.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is composed by two essays whose subjects are linked with education. The first one investigates evolution of the inequalities of opportunities of education in Brazil, through ethnical and genre prism, using the Opportunities Equality framework proposed by Roemer (1998). To quantify inequality, the dissimilarities indexes are used on PNAD 2011 data. The results pointed to a reduction of opportunity inequality in ethnical types, while it detected an increase in inequality for the gender types. The second essay aims to assess the impact of the public university in Brazil on its graduated, understood mainly as his wage. Using econometric specifications based on Mincer (1974), the study tried to find out the main determinants of graduated earnings, using a sample of graduated from UFRGS. The analysis suggested that the public university's diploma is not enough to compensate the discrimination existing in the studied labor market. Another contribution of this essay was to point, for some knowledge areas, the mean earnings, the unemployment rates, the relevance attributed by the graduated to the received education and its links with his professional career.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomics of educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectEducational equality of opportunitiesen
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectDissimilarity indexen
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectPublic university and earningsen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleEnsaios sobre educação no Brasil : igualdade de oportunidades e rendimentos dos egressos das universidades públicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000910028pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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