Repositório Digital

A- A A+

A lavoura de arroz irrigado no município de Itaqui - RS

.

A lavoura de arroz irrigado no município de Itaqui - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A lavoura de arroz irrigado no município de Itaqui - RS
Autor Meus, Paulo Afonso Rodrigues
Orientador Dal Forno, Marlise Amália Reinehr
Co-orientador Berreta, Márcia dos Santos Ramos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Desenvolvimento rural
[es] Arroz
[es] Itaqui
[es] Sostenibilidad
[es] Tecnología
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso teve como foco o cultivo do arroz irrigado no município de Itaqui, com ênfase no emprego das tecnologias para sua produção e suas implicações na produtividade, competitividade e a sustentabilidade que envolve uma lavoura de arroz. Observaram-se os índices obtidos pelo município e seu correspondente destaque no cenário estadual e nacional; bem como a sua pujança enquanto maior parque de beneficiamento de grãos da América Latina. Foram estudados os primórdios da agricultura nacional, estadual e local, bem como foi analisado o desenvolvimento rural do país, do estado e da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, onde está inserido o município de Itaqui. Com destaque para o desenvolvimento na lavoura de arroz irrigado e suas correspondentes tecnologias, a produção orizícola em Itaqui e uma linha do tempo que demonstrou o processo evolutivo da rizicultura itaquiense.
Resumen Esta conclusión de curso de estudio se centró en el cultivo de arroz en el municipio de Itaqui, con énfasis en el uso de tecnologías para su producción y sus implicaciones en la productividad, la competitividad y la sostenibilidad, que involucra una cosecha de arroz. Observando las tasas obtenidas por el municipio y su correspondiente énfasis en el escenario estatal y nacional, así como su fuerza como el parque más grande de procesamiento de grano en América Latina. Vamos a estudiar los orígenes de la agricultura, nacional, estatal y local, así como discutieron el desarrollo rural del país, el estado y la región de la frontera oeste de Rio Grande do Sul, donde opera el municipio de Itaqui. Con énfasis en el desarrollo de arroz de riego y sus correspondientes tecnologías, la producción de arroz en Itaqui y una línea de tiempo que mostró el proceso de evolución del cultivo del arroz itaquiense.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87457
Arquivos Descrição Formato
000907279.pdf (598.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.