Repositório Digital

A- A A+

A produção de tabaco e as doenças que afetam os agricultores pela exposição ocupacional

.

A produção de tabaco e as doenças que afetam os agricultores pela exposição ocupacional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A produção de tabaco e as doenças que afetam os agricultores pela exposição ocupacional
Autor Beck, Paulo Cesar Lopes
Orientador Silva, Leonardo Xavier da
Co-orientador Troian, Alessandra
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Desenvolvimento rural
Resumo A produção de tabaco se apresenta, de acordo com a pesquisa bibliográfica, como uma importante fonte de renda para agricultores familiares possuidores de pequenas áreas de terra destinadas para a produção. O Rio Grande do Sul desponta como o maior produtor nacional de tabaco, movimentando uma cadeia que envolve os produtores e as empresas beneficiadoras. O cultivo do tabaco possui um ciclo que gira em torno de 210 dias, onde o agricultor fica exposto às condições climáticas diversas e aos agrotóxicos utilizados na plantação. As consequências à saúde dos trabalhadores apresenta-se em forma de doenças, que por exposição sem proteções adequadas podem ser consideradas como ocupacionais. O levantamento de dados pesquisados no sistema Integrador RHC do Instituto Nacional do Câncer – INCA, apresenta dados do Centro de Oncologia identificou casos de câncer que podem ser considerados como ocupacionais pela relação dos casos terem como consequência a exposição à atividade agrícola. A necessidade de identificação da legislação de segurança do trabalho existente objetiva a indicação dos equipamentos de proteção individual necessários para garantir a prevenção à exposição aos agentes causadores destas doenças.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87496
Arquivos Descrição Formato
000909327.pdf (420.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.