Repositório Digital

A- A A+

Potencial probiótico de bactérias do gênero bacillus

.

Potencial probiótico de bactérias do gênero bacillus

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Potencial probiótico de bactérias do gênero bacillus
Autor Coelho, Julise Gonzalez
Orientador Brandelli, Adriano
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Assunto Alimento funcional
Probiótico
Resumo Os probióticos têm estabelecido a sua eficácia proporcionando benefícios para os consumidores. No entanto, a seleção de probióticos, antes da incorporação na dieta, como alimento funcional, requer um estudo detalhado, sob a forma de ensaios in vitro, bem como em testes in vivo. O presente estudo foi realizado a fim de avaliar o potencial probiótico de bactérias do gênero Bacillus. Sete culturas de Bacillus sp., nomeadas, BL11, BL30, BL32, BL47, BL24, P7 e I3 previamente isoladas de solos e de peixes da região amazônica foram avaliadas em relação ao seu potencial probiótico através de testes in vitro. As culturas BL11, BL30, P7 e I3 apresentaram uma ótima tolerância ácida, e as culturas BL11, BL30, P7 e I3 mostraram resistência a sais biliares. Em relação a características de adesão bacteriana e propriedades de auto-agregação as culturas BL47 e P7 apresentaram as maiores atividades. Os valores mais elevados para o poder redutor foram observados para as culturas BL32, I3 e BL11. Todas as culturas foram sensíveis a todos os antibióticos testados. As culturas BL11, P7 e BL32 inibiram o crescimento de fungos, incluindo Aspergillus carbonarius, Fusarium oxysporum e Penicilium citrinum. No teste de atividade antibacteriana as culturas BL47, BL32 e I3 inibiram parcialmente Bacillus cereus ATCC 9634 e Aeromonas sp. As culturas BL11, BL32 e I3 produziram exopolissacarideos (EPS), e nenhuma cultura apresentou reação hemolítica. Em estudos da atividade celulolítica todas as culturas, com exceção da I3, apresentaram resultados positivos. Em geral, as culturas testadas exibiram algumas características desejáveis para organismos probióticos, resultando em interessantes perspectivas para o trabalho. As culturas BL11, BL47 e P7 são promissoras como potenciais candidatas a aplicações probióticas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87564
Arquivos Descrição Formato
000910303.pdf (399.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.