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Desenvolvimento de atitude investigativa em um ambiente interativo de aprendizagem para o ensino informal de Ciências

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Desenvolvimento de atitude investigativa em um ambiente interativo de aprendizagem para o ensino informal de Ciências

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Título Desenvolvimento de atitude investigativa em um ambiente interativo de aprendizagem para o ensino informal de Ciências
Autor Sebastiany, Ana Paula
Orientador Salgado, Tania Denise Miskinis
Co-orientador Pizzato, Michelle Camara
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Ensino : Metodos
Ensino de ciências
Ensino médio
[en] Interactive learning environment
[en] Investigative attitudes
[en] Science education,
Resumo A presente investigação trata de um estudo de caso no âmbito do Ensino de Ciências, da atitude investigativa associada às ações de alunos do Ensino Médio quando envolvidos em um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA) orientado por uma intervenção metodológica de caráter investigativo e construtivista. As atividades constitutivas do AIA para o âmbito de Ensino Informal foram organizadas e estruturadas sob a forma de jogos de RPG – Roleplaying Game, orientadas pelo Modelo Didático Investigativo e tendo como tema a Ciência Forense e a Investigação Criminal. O AIA foi planejado para oferecer situações-problema e recursos (bibliográficos, experimentais, tecnológicos) aos participantes, de modo que eles pudessem, ao interagir com tais recursos, expressarem suas ideias, a fim de resolverem o problema proposto. O contexto está situado em um Curso de Extensão promovido pelo Centro Universitário UNIVATES que envolve, principalmente, a elaboração, o desenvolvimento, a produção e a implementação de um AIA, de âmbito informal e presencial, ligado ao Ensino de Ciências, como estratégia para a aprendizagem de comportamentos investigativos e da divulgação da Ciência e da Tecnologia. Propôs-se avaliar como o Ambiente Interativo de Aprendizagem orientado pelo Modelo Didático Investigativo favorece o desenvolvimento de atitude investigativa (conjunto de comportamentos) de seus participantes. Os dados coletados constituíram-se dos materiais produzidos pelos estudantes durante sua participação no AIA, tais como respostas a guias de reflexão e diários, depoimentos, entrevistas, bem como gravações em áudio e vídeo, utilizando-se da análise textual discursiva como estratégia de análise qualitativa de dados para chegar aos resultados da pesquisa. Para a identificação e análise dos comportamentos investigativos desenvolvidos nos diferentes momentos e etapas da intervenção metodológica pelos alunos investigados, após a coleta de dados, foram extraídas as unidades de informação relevantes, seguindo-se da categorização destas unidades. Essas categorias (comportamentos) foram construídas tendo por base a fundamentação teórica desse estudo e adaptadas segundo as ações dos estudantes no decorrer do desenvolvimento das atividades. Buscou-se, pois, perceber as contribuições do ambiente de aprendizagem implementado para o desenvolvimento dos comportamentos nos estudantes, dando suporte para o entendimento de aspectos relacionados à atitude investigativa dos sujeitos investigados. Os resultados obtidos podem servir de referência para a definição e implementação de estratégias para o ensino na área de Ciências, bem como de outras áreas da Educação Básica, na medida em que estes estudos propiciem um melhor conhecimento sobre o processo educacional em espaços de formação e investigação.
Abstract This research is a case study in science teaching, on the investigative attitude associated with the actions of high school students when involved in an Interactive Learning Environment (ILE) guided by a methodological intervention of investigative and constructivist character. The constitutive activity of the ILE for the scope of Informal Education were organized and structured in the form of RPG - Role Playing Games, directed by Didactic-Investigative Model, and on the subject of Forensic Science and Criminal Investigation. The ILE was designed to provide problem situations and resources (bibliographic, experimental, technological) to the participants, so that they could, by interacting with these resources, express their ideas in order to solve the proposed problem. The context is set in an Extension Course sponsored by the Centro Universitário UNIVATES. It involves mainly the design, development, production, and implementation of an ILE, with informal and classroom scope, on Science Teaching, as a learning strategy to investigative behavior and Science and Technology dissemination. It was proposed to assess how the Interactive Learning Environment directed by Didactic-Investigative Model favors the development of investigative attitude (set of behaviors) of its participants. Collected data consisted on the materials produced by the students during their participation in the ILE, such as responses to reflection guides and diaries, testimonies, interviews, and audio and video recordings, using textual discursive analysis as a strategy of qualitative analysis to get to the research results. For identification and analysis of investigative attitudes developed by the investigated students at different times and stages of methodological intervention, the relevant information units were extracted after data collection, followed by the categorization of such units. These categories (attitudes) were constructed based on the theoretical foundation of this study, and adapted according to students' actions during activities development. We therefore sought to understand the contributions of the learning environment implemented for attitude development in students, giving support to the understanding of issues related to investigative attitude of the subjects investigated. Results can serve as reference for definition and implementation of strategies for teaching in science area, as well as other areas of basic education, to the extent that these studies provide better understanding of the educational process in areas of training and research.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/87571
Arquivos Descrição Formato
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