Repositório Digital

A- A A+

A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBID

.

A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBID

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBID
Autor Francisco, Paula Soares
Orientador Torres, Lisiane
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
[en] Experience teaching
[en] Physical education
[en] PIBID
Resumo Este trabalho aborda a experiência obtida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto “Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental”. Objetiva relatar a vivência da ação docente desenvolvida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola estadual. Aborda a importância das aulas de Educação Física nesta etapa da educação básica. Relata a trajetória da iniciação à docência ainda em processo de formação acadêmica, explanando os desafios e facilidades vivenciados. Evidencia o desenvolver das aulas de Educação Física apresentando o planejamento, bem como as principais referências utilizadas, o trabalho em duplas e o processo de coadjuvância. Analisa as entrevistas das professoras unidocentes das turmas, realizadas no âmbito do subprojeto do PIBID, cujas informações foram agrupadas em três categorias: importância das aulas de educação física nos anos iniciais; avaliação do trabalho desenvolvido pelas bolsistas PIBID e perspectivas futuras. Conclui indicando que, na perspectiva das professoras unidocentes: é importante o desenvolvimento das aulas de educação física nos anos iniciais, as aulas de educação física desenvolvidas foram avaliadas positivamente e as professoras não se consideram qualificadas para desenvolver aulas desse componente curricular com suas turmas. Na perspectiva da autora deste trabalho, a experiência adquirida através da participação no PIBID fomentou a construção de competências necessárias à futura atuação profissional.
Abstract This work reflects on the experience obtained on Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching (PIBID) in the subproject “Physical Education in Early Childhood Education and in the Early Years of Elementary Education”. The purpose is to report the experience of teaching in the early years of Elementary Education in a state school as well as addressing the importance of Physical Education classes in this step of basic education. It reports the initiation to teaching, still in the process of academic studies, showing the challenges and the facilities experienced. It also shows the development of the Physical Education classes introducing the planning, the main used references, the work in doubles and the process of working together – students with an initiation scholarship to teaching along with teachers from the schools. The interviews with the teachers that have the task of teaching all the subjects to the same class of students, done in the scope of PIBID’s subproject, are analyzed and their information grouped in three categories: the importance of the Physical Education classes on the early years; evaluation of the work developed by the PIBID’s students and their future perspectives. The work concludes that, in the perspective of the teachers interviewed: the development of the Physical Education classes in the early years is important; the Physical Education classes developed were positively evaluated and the teachers do not consider themselves qualified to develop this subject with their classes. In the perspective of this work’s author, the experienced acquired through the participation on PIBID promoted the construction of necessary skills to the future professional performance.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87643
Arquivos Descrição Formato
000911794.pdf (466.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.