Repositório Digital

A- A A+

Fatores motivacionais de pessoas praticantes de aulas de ginástica em grupo x personal trainer : uma revisão de literatura

.

Fatores motivacionais de pessoas praticantes de aulas de ginástica em grupo x personal trainer : uma revisão de literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fatores motivacionais de pessoas praticantes de aulas de ginástica em grupo x personal trainer : uma revisão de literatura
Autor Kunzler, Franciely Bellé
Orientador Oliva, João Carlos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Atividade física
Ginástica
Motivação
[en] Gym classes
[en] Motivation
[en] Personal trainer
[en] Physical activities
Resumo Cada vez mais adeptos têm buscado a prática de atividades físicas em academias de ginástica, gerando um grande investimento e maiores atenções neste tipo de negócio por parte dos donos de academia. Contudo, nota-se que a permanência de alunos dentro dessas academias não é garantida, ou seja, há pouca persistência e, muitas vezes, desconhecem-se os reais motivos dos mesmos para tal prática. A permanência ou adesão a estes programas depende dos níveis motivacionais e essa manutenção é papel, também, do profissional de educação física que deve criar laços entre seus alunos. Assim, entende-se que conhecer os âmbitos do campo da motivação dentre eles os mais encontrados na literatura como principais fatores motivacionais: qualidade de vida, controle do estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer, é considerado essencial para o sucesso da atividade. O objetivo deste trabalho é identificar os principais pontos ou fatores motivacionais que levam os praticantes de aulas de ginástica e alunos de personal trainer a procurarem essas atividades.
Abstract There have been a growing number of people choosing to exercise at gym, attracting large investments and great attention from gym owners. Nevertheless, the retention of gym members/clients is not guaranteed and the real reasons for dropping out are unknown. We believe that adherence and retention are largely dependent of motivational levels and; therefore, keeping members motivated is also the role of physical educators. In a literature review, the main motivational factors found were: life quality; stress control; health; socialization; competitiveness; aesthetics and pleasure. The objective of this work was to identify the main motivational factors that lead gym classes goers and personal training clients to adopt these activities.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87644
Arquivos Descrição Formato
000911796.pdf (189.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.