Fatores motivacionais de pessoas praticantes de aulas de ginástica em grupo x personal trainer : uma revisão de literatura
dc.contributor.advisor | Oliva, João Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Kunzler, Franciely Bellé | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-02-25T01:52:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/87644 | pt_BR |
dc.description.abstract | Cada vez mais adeptos têm buscado a prática de atividades físicas em academias de ginástica, gerando um grande investimento e maiores atenções neste tipo de negócio por parte dos donos de academia. Contudo, nota-se que a permanência de alunos dentro dessas academias não é garantida, ou seja, há pouca persistência e, muitas vezes, desconhecem-se os reais motivos dos mesmos para tal prática. A permanência ou adesão a estes programas depende dos níveis motivacionais e essa manutenção é papel, também, do profissional de educação física que deve criar laços entre seus alunos. Assim, entende-se que conhecer os âmbitos do campo da motivação dentre eles os mais encontrados na literatura como principais fatores motivacionais: qualidade de vida, controle do estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer, é considerado essencial para o sucesso da atividade. O objetivo deste trabalho é identificar os principais pontos ou fatores motivacionais que levam os praticantes de aulas de ginástica e alunos de personal trainer a procurarem essas atividades. | pt_BR |
dc.description.abstract | There have been a growing number of people choosing to exercise at gym, attracting large investments and great attention from gym owners. Nevertheless, the retention of gym members/clients is not guaranteed and the real reasons for dropping out are unknown. We believe that adherence and retention are largely dependent of motivational levels and; therefore, keeping members motivated is also the role of physical educators. In a literature review, the main motivational factors found were: life quality; stress control; health; socialization; competitiveness; aesthetics and pleasure. The objective of this work was to identify the main motivational factors that lead gym classes goers and personal training clients to adopt these activities. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ginástica | pt_BR |
dc.subject | Motivation | en |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Gym classes | en |
dc.subject | Physical activities | en |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Personal trainer | en |
dc.title | Fatores motivacionais de pessoas praticantes de aulas de ginástica em grupo x personal trainer : uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911796 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1114)