Repositório Digital

A- A A+

Vamos brincar de dançar? a narrativa do processo de brincar no ensino da dança no programa de iniciação a docência PIBID/UFRGS no ensino fundamental

.

Vamos brincar de dançar? a narrativa do processo de brincar no ensino da dança no programa de iniciação a docência PIBID/UFRGS no ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Vamos brincar de dançar? a narrativa do processo de brincar no ensino da dança no programa de iniciação a docência PIBID/UFRGS no ensino fundamental
Autor Ferreira, Ingrid Araújo da Silva
Orientador Cunha, Maria Luisa Oliveira da
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Assunto Brincadeiras infantis
Ensino fundamental
Prática docente
[en] Dance
[en] PIBID
[en] Play
[en] Teaching practice
Resumo A dança oferece às crianças a oportunidade de se expressar de modo único. Em sua prática elas são estimuladas a comunicar-se expressando seus pensamentos e seus sentimentos. No contexto escolar contribui para o desenvolvimento da criança, possibilitando o conhecimento estético e a aproximação pela arte. Brincar por sua vez possui um importante papel para o desenvolvimento cognitivo e motor. Há processos de trocas, partilhas, criação de momentos de desequilíbrio e equilíbrio, que propiciam novas conquistas individuais e coletivas. Fazem-se necessários estudos que utilizem o brincar como caminho para a dança no contexto escolar. Este trabalho visa incentivar os profissionais de dança a construírem suas aulas com a base lúdica mostrando de forma prática suas aplicações e resultados, isso foi demonstrado através de uma breve revisão bibliográfica e a autonarrativa da experiência de prática docente no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), com uma turma do 1º ano do ensino fundamental. Aliando o brincar ao ensino da dança, proporcionamos um somatório relevante para a prática docente e aprendizado do aluno. Através de brincadeiras e vivências cotidianas o aluno se familiarizou com o professor e o conteúdo aplicado, assimilando em seu corpo a movimentação trazida inicialmente de forma descontraída e descompromissada durante a atividade lúdica. De fato, a movimentação experimentada através da brincadeira privilegiou o aprendizado da coreografia. Ao incentivá-los a buscarem seus movimentos e expressões, buscamos também a liberdade encontrada nas brincadeiras, a vivência sem regra ou produtividade.
Abstract Dance offers children the opportunity to express themselves in a unique way. In practice they are encouraged to communicate their thoughts and express their feelings. The school context contributes to the development of the child to provide knowledge and aesthetic approach art. Play has an important pillar for cognitive and motor development. There are processes of exchange, sharing, creating moments of balance and imbalance, which provide new individual and collective achievements. There is a need for studies that use play as a way to dance in the school context. This paper aims to encourage professionals to build their dance lessons with the base showing playful simplicity with the applications and results. This was demonstrated through a brief literature review and auto narrative of practical experience in the Institutional Program Initiation Scholarship (PIBID) with a class of 1st graders. Combining playing with dance education provides a relevant foundation for teaching and practicing for both the instructor's and student's learning. Through play and everyday experiences students are familiar with the teacher and the applied research. Assimilating body movement initially brought in a relaxation without compromise during the play activity. In fact, the movement experienced through plays favored learning the choreography. To encourage them to pursue their movements and expressions, we also seek freedom found in playing and life without rules, with productivity.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87646
Arquivos Descrição Formato
000911895.pdf (1.093Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.