Repositório Digital

A- A A+

Tango : um olhar sobre o processo de ensino

.

Tango : um olhar sobre o processo de ensino

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tango : um olhar sobre o processo de ensino
Autor Silva, Gabriela Sanders da
Orientador Zancan, Rubiane Falkenberg
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Assunto Dança de salão
Tango
[en] Ballroom dance
[en] Teaching methodology
Resumo O presente estudo busca responder qual é o processo de ensino do tango que está sendo abordado aos alunos iniciantes em Porto Alegre pelo professor Daniel Osvaldo Carlos. Para tanto, apresentamos a história do tango; apontamos as modificações que ocorreram no tango ao longo do tempo; traçamos os conhecimentos a respeito do tango como técnica para, por fim, analisar a abordagem metodológica do professor. Com isso, procuramos contribuir com a construção do conhecimento que envolve os processos de ensino do tango. Esse trabalho visa disponibilizar, a quem se interesse por essa dança, informações relevantes para a compreensão dela enquanto manifestação popular, artística e cultural. Para que esse trabalho fosse realizado, foi feito um estudo de caso do tipo descritivo com informações coletadas por meio de entrevista e observações das aulas, que foram analisadas através da abordagem qualitativa. O professor, em seu processo de ensino, trabalha nas aulas aspectos como a improvisação, musicalidade, a caminhada, motivando os alunos e estimulando a criatividade.
Abstract This study aims to discover what process of teaching tango is being addressed to beginner students in Porto Alegre by Professor Daniel Osvaldo Carlos. In order to achieve that, the study presents a brief history of tango, pointing out the changes that this dance suffered throughout the years. In addition, it was also traced the knowledges about the tango as a technique to finally analyze the methodological approach of the Professor. Taking in consideration the aforementioned, the objective of this study is to contribute to the construction of knowledge that involves the processes of teaching tango. This work aims to provide to anyone interested in this dance, information relevant to the understanding of it as a popular, artistic and cultural manifestation. This study was realized through a case study with descriptive information collected in interviews and observations of lessons, which were later analyzed utilizing a qualitative approach. The Professor, in his teaching process, focus in aspects such as improvisation, musicality, walking, motivating students and encouraging creativity.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87647
Arquivos Descrição Formato
000911897.pdf (535.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.