Repositório Digital

A- A A+

Efeito das aulas de educação física sobre o esquema corporal de pré-escolares

.

Efeito das aulas de educação física sobre o esquema corporal de pré-escolares

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Efeito das aulas de educação física sobre o esquema corporal de pré-escolares
Autor Demarco, Paula Ribeiro
Orientador Palma, Miriam Stock
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Corporeidade
Ensino
Pré-escolar
Resumo Esquema Corporal (EC) pode ser entendido como uma imagem mental do corpo que está ligada ao sistema nervoso central e vai sendo modificada de acordo com as experiências do sujeito. É inegável a importância da atividade física para o desenvolvimento da criança desde tenra idade; o movimento é fundamental para que ela estabeleça relações com o ambiente e, a partir disso, poder conhecer-se e relacionar-se cada vez melhor. Cada vez mais cedo as crianças passam a frequentar instituições infantis de caráter formal, onde nem sempre as aulas de Educação Física são oportunizadas. No período que compreende de zero a 6 anos, as crianças começam a se conhecer, descobrir as partes do corpo, experimentar diferentes sensações, estabelecer comparações entre o seu corpo e o corpo do outro. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito das aulas de Educação Física (EF) sobre o EC de pré-escolares. Participaram do estudo 24 crianças entre 5 e 6 anos de idade matriculadas em turmas de Jardim de Infância de duas instituições da rede estadual de ensino de Porto Alegre. Um grupo, composto por 14 crianças, tinha aulas de EF duas vezes por semana, e o outro grupo, formado por 10 crianças, não tinha aulas de EF. Foi aplicado um instrumento adaptado da Bateria Psicomotora (Fonseca, 1995) e, para a análise dos dados, foi aplicado o Teste Mann-Whitney. Os resultados apontam que não houve diferença significativa no Esquema Corporal, quando comparados os dois grupos de pré-escolares.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87658
Arquivos Descrição Formato
000911739.pdf (524.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.