Repositório Digital

A- A A+

Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar

.

Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar
Autor Bonorino, Rogério Nunes
Orientador Torres, Lisiane
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
Estágio
Prática pedagógica
Professor : Formação
[en] School phisical education
[en] Teacher competence
[en] Teaching apprenticeship
Resumo Os estágios são momentos nos quais o licenciando é desafiado a colocar em prática o que aprendeu em diversas disciplinas. Pode ser um período motivante ou estressante. Neste período de formação o estudante/professor constrói diversas competências e habilidades. Alguns autores (Siedentop, 2008; Piéron, 2005, Gallahue e Donnelly, 2008, entre outros) destacam que o planejamento e a gestão de classe são constituintes do repertório de ensino a ser construído para o exercício da ação docente. Este trabalho configura-se como um Relato de Experiência das situações mais significativas vivenciadas por mim durante a realização dos estágios de docência de educação Física no Ensino Infantil e no Ensino Médio do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS. Pretendi descrever as dificuldades e situações de êxito vivenciadas no que se refere à realização dos planejamentos de ensino e em três aspectos referentes à gestão de classe: gestão do tempo da aula, feedbacks e controle de classe/disciplina. Foi por realizar os estágios que eu pude experimentar verdadeiramente a prática docente e perceber diversas peculiaridades que constituem o ambiente escolar. As vivências e as dificuldades que se apresentaram enriqueceram a minha reflexão sobre algumas competências pedagógicas. Para mim os aspectos relacionados ao planejamento, à gestão do tempo e à disciplina são fundamentais para desenvolver uma aula. Contudo, acredito que as competências do professor são formadas não só por vivências acadêmicas. Espero que este trabalho possa contribuir, de alguma forma, para as reflexões de outros colegas e para as reflexões dos professores orientadores de estágio e de outras disciplinas do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS.
Abstract The internships are moments in which trainee is challenged to put into practice what they learned at your formation. It can be a stressful or motivating period. In this time of training the student/teacher is constructing various skills and abilities. Some authors (Siedentop, 2008; Piéron, 2005; Gallahue and Donnelly, 2008, and others) have emphasized that planning and class management are components of the repertoire of teaching to be constructed for the exercise of the teaching action . This paper is an Experience Report of the most significant situations experienced by me during the completion of the teaching apprenticeship at Childhood Education and High School in Physical Education Course from UFRGS. I intended to describe the success situations and difficulties experienced as regards the effectuation of the teaching planning and at three aspects relative to class management: management of class time, feedback and control class/discipline. At the internship I could truly experienced the teaching practice and realize several peculiarities that compose the school environment. The experiences and the difficulties that I had seen enriched my reflection on some teaching skills. For me the aspects related to planning, time management and discipline are essential to develop a class. Nevertheless, I believe that teacher's abilities are formed not only by academic experiences. I expect that this work could contribute to the reflections of other colleagues and especially to the reflections of teachers guiding and other disciplines of Physical Education Course from UFRGS.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87660
Arquivos Descrição Formato
000911741.pdf (769.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.