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Os sentidos/significados da temática da inclusão : uma revisão bibliográfica nos Anais dos CONBRACES

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Os sentidos/significados da temática da inclusão : uma revisão bibliográfica nos Anais dos CONBRACES

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Título Os sentidos/significados da temática da inclusão : uma revisão bibliográfica nos Anais dos CONBRACES
Autor Dorneles, Fabiane de Oliveira
Orientador Damico, José Geraldo Soares
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Eventos
Formacao : Professores
Inclusão social
Prática pedagógica
[en] Inclusion
[en] Inclusive pedagogical practices
[en] Physical education
[en] Sports
[en] Teacher training
Resumo Este estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica de cunho descritivo, que tem por objetivo identificar quais os sentidos /significados que a temática da inclusão vem sendo utilizada na literatura científica brasileira no âmbito do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, através do Grupo de Trabalho Temático de Inclusão e Diferença das últimas três edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte dos anos 2009, 2011 e 2013. A seleção dos estudos se deu por meio dos trabalhos/artigos que apresentavam as expressões inclusão, inclusão social, inclusão escolar, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, pessoa com deficiência e deficiente em títulos, palavras-chave, resumo ou no corpo no texto. A partir da leitura de todos os artigos que apresentavam as expressões citadas acima, foram selecionados quarenta e cinco, e vinte e cinco foram analisados para servirem como instrumento do estudo. A partir disso foi possível perceber uma categorização em relação às temáticas mais frenquentes. Por isso, foram selecionadas três categorias a serem analisadas, que são as seguintes: Esportes como Ferramenta de Inclusão; Práticas Pedagógicas Inclusivas; e Formação de Professores para Educação Inclusiva. Os resultados mostram que os artigos analisados descrevem a inclusão de forma superficial, que grande parte dos artigos utiliza-se de instrumentos como a formação dos professores, as práticas pedagógicas e os esportes como meio de operar a inclusão. A partir da leitura dos trabalhos é possível depreender que as mudanças efetivadas pelo GTT ao abandonar o foco da “deficiência”, ou da “necessidade especial”, para o foco da inclusão e da diferença ainda não pode ser sentida amplamente, mas alguns trabalhos já permitem vislumbrar outros aportes teóricos para além da lógica instrumental e naturalizante do assistencialismo, por exemplo.
Abstract This study characterizes for being a descriptive bibliographic review that aims to identify the signification of the inclusion in the scientific Brazilian literature at the Brazilian College of Sport Science, through the Thematic Work Group of Inclusion and Difference (TWG) of the three last editions of the Brazilian Congress of Science of Sport in the years of 2009, 2011 and 2013. The selection of the studies occurred through the papers and articles which presented the expressions: inclusion, social inclusion, educational inclusion, special education needs, inclusive education and disabled person in titles, keywords, abstracts or body text. From readings of all the articles that presented the expressions cited above, the papers and articles were read in full, and forty-five, twenty-five were analyzed were chosen to serve as instruments of study. From the forty-five selected studies, it was possible to understand that many of them dealt with inclusion in a similar way, making it possible to categorize them, in order to analyze the themes that were presented with a greater frequency by the papers and articles. Therefore, three categories were selected to be analyzed: Sport as a Tool of Inclusion; Inclusive Pedagogical Practices and Teacher Training to Inclusive Education. The results show that the analyzed articles describe the inclusion in a superficial way, and that great part of the articles uses instruments as teaching training, pedagogical practice and sports as a way to operate the inclusion. Based on the reading of the papers, it is possible to understand that the changes made by the TWG when changing the focus on “disabled person” or “special needs”, to the focus of inclusion and difference cannot be broadly seen, but some of the papers already permit to see other theoretical contributions to beyond instrumental logic and welfares, for example.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87666
Arquivos Descrição Formato
000911759.pdf (375.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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