Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Denise Grosso dapt_BR
dc.contributor.authorBueno, Conrado Alencastropt_BR
dc.date.accessioned2014-02-25T01:53:04Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87667pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender a importância do estágio supervisionado na construção de saberes docentes do futuro professor de educação física. Os saberes docentes não se originam apenas da formação inicial de professores, mas de diversos outros lugares, como as experiências de vida, os gostos e preferências e a profissão do indivíduo. Através da metodologia das narrativas onde eram descritas as reuniões quinzenais do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Médio, identificaram-se cinco categorias a partir das quais foram feitas relações com as experiências vividas durante o mesmo. Essas categorias surgiam nas pautas das reuniões oriundas das vivências que ocorriam durante a prática curricular entre os estagiários, alunos da disciplina. As palavras analisadas por mim foram as seguintes: silêncio, caos, comprometimento, protagonismo e teatralidade. Baseado nelas, fiz relações com as experiências oportunizadas pelo aprendizado na ação docente, e pela reflexão da mesma. Assim sendo, o estágio obrigatório produziu saberes singulares em relação às disciplinas e os estágios não curriculares vivenciados por mim, saberes únicos e com enorme individualidade, subjetivados pela minha pessoa.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to understand the importance of supervised practice in the construction of teacher knowledge of future physical education teacher. The teachers knowledge not only originate from the initial training of teachers, but many other places, such as life experiences, tastes and preferences and the profession of the individual. Through the methodology of the narratives which were described the fortnightly meetings of the Supervised High School, we identified five categories from which were made relations with the experiences in the meantime. These categories appeared on the agendas of coming meetings of experiences that occurred during the curricular practice among trainees, students of the discipline. The words examined by me were: silence, chaos, commitment, leadership, and theatricality. Based on them, did opportunized relations with the experiences of learning in teaching activities, and the reflection of the same. Thus the required stage produced unique knowledge regarding disciplines and stages of non -curricular experienced by me, with great knowledge and unique individuality, subjectified by myself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectKnowledge teachersen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectSuperviseden
dc.titleA prática docente num estágio supervisionado do ensino médio : a relação com os saberes docentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911764pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples