Repositório Digital

A- A A+

Metamorfose

.

Metamorfose

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Metamorfose
Autor Oliveira, Roberto Salerno de
Orientador Silva, Marta Isaacsson de Souza e
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Assunto Arte : Ciencia
Arte : Pesquisa
Bricolagem
Criação cênica
Metamorfose
[es] Azar
[es] Bricolage
[es] La ciencia
[es] La creación
[es] La investigación en la arte
[es] Metamorfosis
Resumo Processo de criação cênica que tem como ponto de partida a palavra metamorfose. A partir do cruzamento entre arte e ciência e da utilização do acaso e da bricolagem como procedimentos operatórios, o encenador se debruçará sobre os diversos e possíveis significados que o termo metamorfose costuma adquirir em diferentes contextos científicos, para, posteriormente, empregá-los na inseminação e composição de um objeto artístico, com o propósito de fazer uma reflexão a respeito do contínuo movimento de infinitas metamorfoses que perpassam as criações artísticas. Arte de vestígios efêmeros, o teatro oferece uma enorme dificuldade na identificação dos processos de metamorfose. A proposta é encontrar uma poética cênica que atravesse às diversas acepções da palavra-chave, para registrar e refletir sobre as operações envolvidas nas diferentes metamorfoses que ocorrem num processo de criação cênica, anotando os elementos fundadores de um pré-texto espetacular e descrevendo as metamorfoses do processo, do encenador, do discurso e da própria pesquisa.
Resumen El proceso de puesta en escena tiene como punto de partida la palabra metamorfosis. Desde el cruze del arte y la ciência y de la utilización del acaso y de la bricolage como procedimientos operatorios, el creador se tirará sobre distintos y posibles significados que el termino metamorfosis suele adquirir en diferentes contextos científicos, para, luego emplealos en la inseminación y composición de un objeto de arte, con el propósito de hacer una reflexición a respeto del continuo movimiento de las infinitas metamorfosis que impregnan las creaciones artísticas. Arte de vestigios efímeros, el teatro ofrece una enorme dificultad en la identificacíon de los procesos de metamorfosis. La propuesta és encontrar una poética escenica que cruze los distintos significados da la palabra-clave, para registrar e reflexionar sobre las operaciones involucradas en las diferentes metamorfosis que ocurren en un proceso de puesta en escena, señalando los elementos fundadores de un pré-texto espectacular y describiendo las metamorfosis del proceso, del creador, del discurso y de la propria pesquisa.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/87678
Arquivos Descrição Formato
000911257.pdf (5.372Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.