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O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval

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O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval

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Título O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval
Autor Tavares, Gabriela Tarouco
Orientador Nunes, Silvia Balestreri
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Assunto Espaço cênico
Riso
Teatro oficina
Tropicália
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um ensaio sobre as questões que envolvem a teatralidade como um ato político. Destaca o riso, o uso do espaço e o contexto nacional/tropical como mecanismos de acesso aos recursos que envolvem uma cena que se faz política no contato com o popular, o profano e o estético. A obra de arte pode ser bela e forte como obra artística, mas só é um “ato artístico” quando é um ato político, e só é política quando permite que o público vá embora, voe para longe da estrutura que cerca sua poltrona, vá se conectar com os conflitos sociais, com seus conflitos internos, com suas necessidades fisiológicas ou psíquicas. A argumentação dessa pesquisa está na construção de um diálogo cênico com o grupo Teatro Oficina, de São Paulo, e um diálogo teórico com perspectivas de se pensar o conceito de política da cena. Cabendo aqui, trazer questões do próprio ato pedagógico como ato político, configurando-se dos mesmos mecanismos que envolvem o corpo da cena política: o riso, o espaço e o elemento nacional/tropical.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87682
Arquivos Descrição Formato
000911398.pdf (765.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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