Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZancan, Rubiane Falkenbergpt_BR
dc.contributor.authorNunes, Diana Panceript_BR
dc.date.accessioned2014-02-26T01:51:34Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87736pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como tema o estudo das aulas de dança ministradas para crianças em idade pré-escolar (entre 3 a 6 anos) em escolas de dança da zona sul da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O problema a ser respondido é como acontece a iniciação em dança nessas escolas especializadas, com ênfase na analise metodológica trabalhada nas aulas de dança infantil. Para tanto, buscou-se apontar as atividades de dança realizadas com crianças, expor os objetivos dos professores à respeito das aulas de dança e, por fim, analisar as aulas de dança realizadas nas escolas pesquisadas. Justifica-se que ao abordar o tema dança na educação de pré-escolares busca-se apontar informações analisando a formação da criança a partir perspectiva da problematização dos âmbitos de aprendizagem da dança. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo do tipo descritivo, que teve como universo do estudo composto por nove professores de dança que ministram esta atividade em escolas especializadas em dança na zonal sul da cidade de Porto Alegre – RS. Para a coleta de informações foram utilizados questionários direcionados aos professores das instituições, com questões que abordaram o processo de ensino e aprendizagem da dança nessa faixa etária.pt_BR
dc.description.abstractThis research theme is the study of dance classes held for children in preschool age (between 3-6 years) in dance schools in the southern city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The problem to be answered is how true initiation into dance in these specialized schools, with emphasis on methodological analysis crafted dance classes for children. Therefore, we sought to point out the dance activities undertaken with children, expose the goals of the teachers about the dance classes, and finally, analyze dance classes held in the schools surveyed. It is appropriate to address the topic in dance education from preschool seeks to pinpoint information analyzing formation of the child from the perspective of problematic areas of learning dance. This research is characterized as a descriptive qualitative study, which was to study universe made up of nine dance teachers who teach this activity in schools specializing in dance in zonal southern city of Porto Alegre - RS. To collect information were used questionnaires addressed to teachers in institutions with questions that addressed the process of teaching and learning dance in this age group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectActivitiesen
dc.titleA dança com crianças pré-escolares : um estudo nas escolas de dança da zona sul de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911627pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples