Repositório Digital

A- A A+

As representações da dança na vida de surdos adultos

.

As representações da dança na vida de surdos adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As representações da dança na vida de surdos adultos
Autor Norling, Priscilla da Silva
Orientador Giordani, Liliane Ferrari
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Adulto
Deficientes auditivos
[en] Dance
[en] Deaf
[en] Deaf culture
Resumo A dança é uma das manifestações da cultura ouvinte e, neste sentido, são poucos os registros de sua presença na cultura surda. Assim, o objetivo desta pesquisa foi descrever representações da dança na vida de surdos adultos. Para este estudo compreende-se a surdez a partir de uma perspectiva antropológica, da diferença linguística e cultural, procurando romper com o paradigma clinico patológico da deficiência. Esta pesquisa verificou como os surdos que já tiveram contato com esta prática corporal se sentiram ou sentem a respeito, assim como os motivos pelos quais muitos não tiveram esse contato. Para este estudo foram analisadas narrativas de surdos adultos, suas memórias e experiências escolares e não escolares com a dança. As narrativas articuladas com uma investigação teórica constituíram um estudo das representações de surdos adultos sobre a dança. Com essa pesquisa fazemos uma reflexão acerca do papel do professor no ensino da dança para um público com uma história, uma caminhada e cultura que devem ser conhecidos e reconhecidos durante o ensino-aprendizagem.
Abstract The dance is one of the hearing culture manifestations and, in this regard, there are few records of its presence in deaf culture. Thereby, the aim of this study was to describe dance representations in the life of deaf adults. This study understands deafness from an anthropological perspective, of the linguistic and cultural difference, seeking to break with the clinical pathological deficiency paradigm. This research analyzes how deaf people who have had contact with this body practice felt or feel about it, as well as the reasons why the practice is rejected or avoided. In this study deaf adults narratives were analyzed as well as their memories and their school and non-school dance experiences. The narratives articulated with a theoretical investigation constituted a study of deaf adults representations about dance. With this research we reflect on the role of the teacher in dance teaching to an audience with a story, a walk and culture that should be known and recognized during the teaching-learning process.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87739
Arquivos Descrição Formato
000911663.pdf (505.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.