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dc.contributor.advisorCunha, Maria Luisa Oliveira dapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Márcio Fragapt_BR
dc.date.accessioned2014-02-26T01:51:37Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87745pt_BR
dc.description.abstractO campo de atuação do profissional de educação física é apresentado como sendo amplo e com diversas possibilidades nas mais variadas áreas, como escola, esporte de alto rendimento, saúde ou lazer. Porém, nem sempre ao longo da formação acadêmica o graduando de educação física tem a possibilidade de conhecer e entrar em contato com esses diversos campos, muitas vezes finalizando o curso com uma lacuna a ser preenchida quanto as suas possibilidades de trabalho. O objetivo deste estudo é contextualizar a área da recreação em eventos sociais quanto à possibilidade de mais uma área de atuação para o profissional de educação física. Dentro disso, destacar qual o conhecimento que o formando, prestes a ingressar no mercado de trabalho, tem sobre esta área de atuação e procurar entender os motivos que os afastam ou aproximam deste campo. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa através de um questionário de característica descritivo exploratória com os possíveis formandos do segundo semestre do ano de 2013 da escola de educação física da UFRGS a fim de entender o que o formando da ESEF/UFRGS entende sobre recreação em eventos sociais. Os achados foram que a maioria dos estudantes nunca havia trabalhado com recreação em eventos sociais e que existem mais fatores que os afastam deste campo do que os que os aproxima. Os fatores que aproximam os grupos de estudantes seria a possibilidade de trabalharem com a alegria e diversão das pessoas. Já os fatores que as afastam seria o pouco interesse pela área; a falta de oportunidades; e a falta de contato com disciplinas direcionadas a esta área durante a graduação. Acreditamos que seja necessária uma maior investigação quanto as possibilidades de atuação do profissional de Educação Física na área de recreação e lazer, principalmente nos eventos sociais e que seria também necessário um maior número de disciplinas no currículo da ESEF/UFRGS ligadas a esta área para que durante a graduação sejam destacadas estas possibilidades deste mercado de trabalho para os estudantes.pt_BR
dc.description.abstractBackground and Aims: The Physical Education (PE) involves a large field of work that includes school classes, high performance sports, health and leisure. However, not always along the academic studies PE undergraduates have the opportunity to experience these various fields, usually finishing the course with a gap to be filled as their job possibilities. The aim of this study was: i) to contextualize the recreation area at social events regarding the possibility of a further area of activity for PE teachers; ii) to highlight the knowledge that the student, regarding the labor market, has on this area of expertise and iii) to understand the motives that drive them away or near this field. Methods: A survey was conducted through the application of a questionnaire with descriptive exploratory characteristics with the potential graduates of the second half of the year 2013 of the physical education school (ESEF) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in order to comprehend what the graduate from ESEF/UFRGS understand about recreation in social events. The findings were that most students had never worked with recreation at social events and that there are more factors that drive them away then near from this field. The reasons that bring students into this field would be able to work with the joy and fun of the people. The reasons that drive them away would be little interest in the area, lack of opportunities, and the lack of contact with subjects directed to this area during graduation. We believe that further research is needed regarding the possibilities for the professional practice of physical education in the field of recreation and leisure, especially in social events and would also require a larger number of subjects in the curriculum of ESEF/UFRGS related to this area so that during graduation these possibilities are highlighted in this labor market to students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLazer : Eventospt_BR
dc.subjectSocial eventsen
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.subjectRecreationen
dc.subjectLeisureen
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleExplorando o campo dos eventos sociais : um olhar sobre a inserção do profissional de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911775pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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