Repositório Digital

A- A A+

Autoestima e educação física escolar

.

Autoestima e educação física escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Autoestima e educação física escolar
Autor César, Márcio da Silva
Orientador Bossle, Fabiano
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Autoestima
Educação física escolar
Psicologia do esporte
[en] Physical education
[en] Self-confidence
[en] Self-esteen
[en] Sport
[en] Sport and exercise psychology
Resumo A seguinte pesquisa trata de uma revisão bibliográfica sobre a autoestima relacionada com a educação física escolar, por ser este um espaço que para alguns estudantes, naturalmente, será positivo para o desenvolvimento de uma autoestima elevada e para outros estudantes pode ser um espaço ameaçador para o sentido de valor próprio. O objetivo do trabalho é compreender o constructo autoestima e identificar a sua relação com a educação física escolar. Primeiramente há uma revisão mais global sobre a autoestima na área da Psicologia e posteriormente uma revisão específica da autoestima dentro contexto esportivo e escolar, baseado em revisões de pesquisas na área da Psicologia do Esporte e do Exercício. A partir disto, apresenta diversas estratégias que o professor de Educação Física pode utilizar para criar um ambiente positivo e propício para o desenvolvimento da autoestima em seus alunos, inclusive dos mais tímidos, além de buscar identificar os comportamentos típicos das crianças e adolescentes relacionados com a autoestima no esporte e exercício. São identificados diversos aspectos sutis na conduta do professor que podem surtir efeito no sentido de valor próprio dos seus alunos, e também como lidar com os pensamentos e sentimentos que os alunos apresentam sobre si mesmo, durante as aulas, no sentido de estimular com que os mesmos pensamentos e sentimentos auxiliem para um melhor desenvolvimento da autoestima do aluno.
Abstract The following survey is a literature review on self-esteem related to physical education, because it is a space that for some students, naturally, will be positive for the development of a high self-esteem and for other students can be a threatening space for sense of self worth. The objective is to understand the self-esteem construct and identify its relationship with school physical education. First there is a more comprehensive review on self-esteem in psychology and later a specific review on self-esteem in sports and school context, based on reviews of research in Psychology of Sport and Exercise. From this, it presents several strategies that the physical education teacher can use to create a positive environment conducive to the development of self-esteem in their students, even the shyest, and also aim to identify typical behaviors of children and adolescents related to self-esteem in sports and exercise. Are several subtle aspects identified in teacher behavior that may have an effect in the sense of worth of their students, and also how to deal with the thoughts and feelings that students have about themselves during lessons in order to stimulate the same thoughts and feelings to better assist the development of the student's self-esteem.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87746
Arquivos Descrição Formato
000911783.pdf (319.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.