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dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorZilberstein, Jacquelinept_BR
dc.date.accessioned2014-02-26T01:51:42Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87760pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata da participação de alunas da disciplina de EFI no Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS no ano de 2013, na perspectiva das próprias alunas e de suas professoras desta disciplina. Trata-se de um trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física. O problema de pesquisa formulado foi: Como alunas e professores do Ensino Médio do CAP UFRGS entendem a participação nas aulas de EFI e quais elementos contribuem ou limitam esta participação? A partir desta formulação, delimitamos o objetivo geral do estudo visando compreender a participação nas aulas de educação física na perspectiva de alunas do Ensino Médio e de professores desta disciplina do CAP UFRGS no ano de 2013. Os objetivos específicos são: i) identificar aspectos que possibilitam ou limitam a participação nas aulas de EFI do CAP UFRGS; ii) identificar como alunas e professores entendem o processo de socialização nas aulas de Educação Física no CAP UFRGS e; iii) analisar como o professor identifica a não participação e como desenvolve estratégias para lidar e avaliar as estudantes. Caracterizamos este estudo como qualitativo. Os sujeitos de pesquisa foram definidos após o período de três semanas de observação do tipo participante nas atividades iniciais da disciplina de EFI no ano de 2013, de modo a totalizar seis participantes, sendo que destas, três são estudantes que participam ativamente das aulas e três são aquelas que participam pouco ou, por vezes, não participam das atividades desenvolvidas nas aulas de educação física. Além destas, também fizeram parte da pesquisa as professoras de Educação Física do CAP UFRGS. A pesquisa foi desenvolvida no período que compreende o primeiro semestre de 2013. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as estudantes e um questionário com as professoras participantes do estudo. Os cuidados éticos de pesquisa são a assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido por parte dos responsáveis pelas alunas, e do CAP/UFRGS. A partir da análise dos depoimentos, o que se pôde perceber é que as aulas de educação física no CAP da UFRGS têm privilegiado a motivação como fator principal para a participação, pois essa tem sido entendida a partir da produção do gosto, do prazer. Sendo assim, a disciplina de educação física está vinculada a sensação de satisfação, de fruição, mas de pouca reflexão e produção de aprendizagens significativas, perdendo assim sua legitimidade como componente curricular que influi na formação do indivíduo como um todo e passa a ser um mero momento de lazer.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.titleA participação nas aulas de educação física do ensino médio no Colégio de Aplicação da UFRGS : o que pensam as alunas e os professores de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911798pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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