Repositório Digital

A- A A+

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS

.

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS
Autor Tavares, Natacha da Silva
Orientador Fonseca, Denise Grosso da
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Avaliação
Educação física escolar
[es] Educación física en la escuela
[es] Evaluación
[es] Evaluación en edcucación física
Resumo Apesar dos avanços nas discussões acerca da avaliação, com o intuito de romper com práticas tradicionais, ainda se percebe um distanciamento entre a teorização e as formas de realização do processo avaliativo nas escolas. Nesta perspectiva esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as concepções de avaliação subjacentes à prática pedagógica dos professores de Educação Física de escolas de Viamão/RS, bem como conhecer os instrumentos e critérios utilizados pelos professores de Educação Física, interlocutores deste estudo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado através de análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observações. Foi possível identificar que os instrumentos utilizados na avaliação das aulas de Educação Física, são variados e parecem atender as dimensões procedimental, conceitual e atitudinal. A análise possibilitou constatar que a prática pedagógica e avaliativa das professoras transita entre distintas concepções. Porém, esta análise também evidencia que não há uma intencionalidade pedagógica, a orientar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação desenvolvido pelas docentes.
Resumen Hay, em estos dias, avances en las discusiones acerca de la evaluación, con el propósito de romper con las prácticas tradicionales. Sin embargo, es posible, hallar una brecha entre la teoría y las realizaciones del proceso de evaluación en las escuelas. Así, esta investigación se realizó con la intencíon de comprender los conceptos de evaluación que estan subyacentes en la práctica pedagógica de los docentes de Educación Física de las escuelas de la ciudad de Viamão/RS y conocer las herramientas y criterios utilizados por estos docentes. Se trata de un estudio cualitativo, realizado a través del análisis de documentos, entrevistas semi-estructuradas y observaciones. Fue posible identificar que los instrumentos utilizados, en la evaluación en las clases de educación física, son variados y parecen relacionarse con las dimensiones “procedimentais”, conceptuales y actitudinales . El análisis ha permitido ver que la práctica pedagógica de los docentes y los movimientos de evaluación estan permeados de diferentes concepciones. Sin embargo, el análisis también muestra que no hay una intención pedagógica para orientar el proceso de enseñanza-aprendizaje-evaluación de las docentes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87769
Arquivos Descrição Formato
000911736.pdf (1.131Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.