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dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorRansolin, Cristianopt_BR
dc.date.accessioned2014-02-26T01:51:55Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87783pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de Curso trata das possibilidades e limites da bicicleta, ou dos conhecimentos sobre ela na educação física escolar. A prática do ciclismo na cidade de Porto Alegre - seja como lazer, esporte, meio de transporte, trabalho, entre outras – têm crescido nos últimos anos, isso é perceptível na medida em que ciclovias estão sendo criadas e executadas, foi implantado o serviço de aluguel de bicicletas na cidade, além de espaços e eventos relacionados à bicicleta. A bicicleta tem ocupado mais espaço e ganhado visibilidade, cada vez mais as pessoas estão utilizando-a nas ruas. Porém, nem todos se comportam adequadamente ou utilizam equipamentos de segurança e, dessa maneira, colocam- se em risco. Onde então poderiam ser trabalhas essas questões de segurança? Não seria a escola um espaço adequado? A educação física poderia contemplar esse “conteúdo” tendo em vista que a bicicleta faz parte da cultura corporal dos portoalegrenses? A educação física tem passado por transformações desde a década de 1980, novas concepções passaram a criticar a esportivização na disciplina escolar e sugerir novas abordagens pedagógicas na educação física. No entanto ainda não há um consenso com relação aos conteúdos que devem ser desenvolvidos na escola, o que abre espaço para outros conteúdos e práticas que sejam relevantes no contexto da escola ou da cidade. Então por que não inserir a bicicleta nesse espaço? O ciclismo, ou a bicicleta, tem sido pouco discutido na educação física, seja nos currículos de formação, seja na escola. Todavia é uma prática tão popular quanto o futebol. Tendo em vista a expressão do ciclismo em Porto Alegre foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores orientadores de estágio da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para discutir as possibilidades de se tratar da bicicleta como conteúdo da educação física escolar. As entrevistas foram estruturadas em 3 blocos: a bicicleta em Porto Alegre, os saberes e conteúdos privilegiados na educação física escolar, e a bicicleta como possibilidade na escola. As entrevistas demonstraram que a bicicleta é um possível conteúdo da educação física escolar assim como outras práticas não contempladas pelo currículo. O importante é saber as necessidades dos alunos e saber como contemplar determinado conteúdo. Questões relativas ao comportamento e à segurança, além da promoção de saúde e autonomia promovidas, são formas sugeridas para tal.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectCiclismopt_BR
dc.subjectBicicletapt_BR
dc.titlePossibilidade e limites da bicicleta na educação física escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911876pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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