Repositório Digital

A- A A+

Fatores na aquisição de tecnologias da informação móveis

.

Fatores na aquisição de tecnologias da informação móveis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fatores na aquisição de tecnologias da informação móveis
Autor Machado, Cícero Hennemann
Orientador Zen, Aurora Carneiro
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Dispositivos móveis
Tecnologia da informação
Tomada de decisão
[en] Adoption
[en] Case of study
[en] Decision making
[en] IT
[en] Mobile
Resumo O presente trabalho teve como principal objetivo o entendimento de quais os fatores mais determinantes na aquisição de novas tecnologias em ambientes organizacionais de grande porte, especificamente em tecnologias móveis. Através da revisão bibliográfica dos temas "tomada de decisão", "tecnologias da informação" e "tecnologias móveis", contextualizou-se a pesquisa. Os estudos de casos foram elaborados em grandes organizações situadas em Porto Alegre. Por meio de entrevistas em profundidade com gestores de tecnologia da empresa, pudemos entender as dinâmicas organizacionais que moldam as decisões tomadas'--quais são os fatores determinantes nas escolhas feitas, o comportamento frente às decisões e os principais fatores que as guiam. Neste estudo, notamos que existe uma pressão externa e interna para as organizações se adequarem às novas tecnologias móveis disponíveis no mercado. Do ponto de vista externo, pudemos observar que os smartphones e tablets foram adotados pelos clientes dessas organizações e os mesmos queriam consumir produtos ou interagir com as organizações através de seus dispositivos móveis. Em outra organização, o mesmo ocorreu, mas dessa vez com os clientes internos- os colaboradores da empresa. Em todas as organizações, o factor "adol l o do cliente" (interno e externo) foi crucial para a decisão, seguido do fator de retomo direto do investimento e segurança de dados. Posteriormente, foi feita uma breve análise comparativa entre as organizações e suas abordagens junto às tecnologias móveis, conforme seu segmento de negócio. Ao final, pode-se observar que as organizações analisadas decidiram adotar determinadas tecnologias móveis pelo sucesso que tais tecnologias tiveram ao serem comercializadas entre seus clientes, oportunizando a extensão de suas redes de relacionamentos e trabalho a esse novo ambiente.
Abstract This paper has the objective of understanding how organizations take decisions regarding the acquisition of mobile technologies. To accomplish this objective, it was developed a previous study to considering decision-making process, emerging IT, especially on the mobile area. To understand how mobile acquisition process is being made in organization, IT professionals were interviewed. Based on these interviews, a series of case of studies were elaborated. As a conclusion, the analysis showed that due to the launch of successful new mobile technologies, organizations seized the opportunity to keep engaged with their customers and partners.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87829
Arquivos Descrição Formato
000909364.pdf (11.41Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.