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Franquias internacionais : estudo das estratégias de uma empresa do setor coureiro-calçadista

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Franquias internacionais : estudo das estratégias de uma empresa do setor coureiro-calçadista

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Título Franquias internacionais : estudo das estratégias de uma empresa do setor coureiro-calçadista
Autor Aquino, Lizia Stone
Orientador Zen, Aurora Carneiro
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Franquia
Internacionalização de empresas
[en] Differentiation
[en] Franchising
[en] Internationalization
Resumo Este trabalho busca analisar a estratégia de internacionalização e o processo de implementação do sistema de franquias internacionais pela empresa Dumond, pertencente ao segmento calçadista, localizada em Sapiranga, Rio Grande do Sul. O trabalho desenvolveu-se a partir de entrevistas, pesquisas bibliográficas e um estudo de caso da empresa. Através da entrevista realizada com o responsável pelo setor de franquias internacionais foi possível verificar que a Dumond utilizou-se do franchising como estratégia de diferenciação, ampliação de alcance do mercado e construção da marca perante os consumidores. Os resultados mostram que mediante a adoção do franchising, a empresa construiu uma marca forte e consolidada, diferenciando-se de seus concorrentes, principalmente dos calçados chineses, através da qualidade, marketing unificado, design e a marca, transmitindo o conceito-chave da empresa: a brasilidade.
Abstract This study aims at analyzing the internationalization strategy and the development of the international franchising system, carried out by the footwear company Dumont, located in Sapiranga, Rio Grande do Sul. Face-to-face interviews, bibliographic research and a case study have been used to develop this project. Through the interview with the executive responsible for the international franchises at Dumont, it was possible to verify that Dumond has used the franchising scheme as a differentiation strategy, as well as a way to increase its market reach and the brand recognition within its end-users. The outcomes reveal that based on the franchising strategy, the company has built a strong and consolidated brand, different from its competitors, mostly Chinese, showing up the products’ quality, unified marketing, design and brand, and spreading the company’s key-concept: the “Brazility”.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87846
Arquivos Descrição Formato
000910610.pdf (1.058Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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