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Comportamento de consumo de jornais por jovens : uma análise do meio impresso e online

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Comportamento de consumo de jornais por jovens : uma análise do meio impresso e online

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Título Comportamento de consumo de jornais por jovens : uma análise do meio impresso e online
Autor Vigel, Matheus Zarpelon
Orientador Bandeira, Denise Lindstrom
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Jovens
[en] Consumer behavior
[en] Digital newspaper
[en] Marketing
[en] Media
[en] Print newspaper
Resumo Estudos sobre o comportamento de consumo de mídia estão cada vez mais atualizados e completos no mercado da comunicação, assim como o entendimento do consumidor em diversas áreas. Porém é importante entender nichos específicos da população e suas interações com as diferentes formas de mídia e comunicação que o mundo apresenta hoje. Desta forma, este trabalho tem como objetivo compreender o comportamento de consumo de jornais por jovens com idade entre 18 e 30 anos moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana, visando entender não só a mídia impressa, mas também a digital. Pela convergência das mídias é necessário verificar a relevância que esse meio ainda traz na vida dos jovens e entender também formas de interação que possam tangenciar esse meio que por muito tempo dominou a comunicação escrita. Estudos específicos para esse target são escassos ou inexistentes, e ajudará a tratar de novos temas e produtos para os jornais hoje, principalmente a Zero Hora, local onde o autor trabalha. Foram realizadas duas pesquisas que se complementam: a primeira exploratória através de entrevistas em profundidade e a segunda descritiva, com a aplicação de questionário auto preenchido, construído após os retornos da primeira pesquisa e de dados secundários. Essa fase teve um retorno de 267 respondentes. As pesquisas, de forma geral, foram complementares, visto que os resultados de ambas foram parecidos. Os jovens ainda continuam lendo jornais, e o fazem em ambos os meios, impresso e online. Ainda assim existem alguns pontos específicos abordados pelos entrevistados que devem ser vistos com atenção pelas empresas de mídia, com algumas sugestões de melhoria.
Abstract Studies about behavior of media consumption are increasingly current and complete in communication market, as well as understanding of the consumer in several areas. However it is important to understand specific niches of the population and their interactions with different forms of media and communication present in the world today. Thus, this study aims to understand the consumer behavior of newspapers by young people aged between 18 and 30 living in Porto Alegre and its metropolitan area, in order to understand not only the print media but also digital. By the media convergence is necessary to check the relevance of newspaper impact in young people lives and also understand forms of interaction that can lightly brush this media that long dominated the written communication. Specific studies of this target are scarce or nonexistent, and it can help to create new topics and products to the papers today, especially at Zero Hora, where the author works. There were two researches that complement each other: the first one, an exploration research through in-depth interviews and the second descriptive, with the application of self-completed questionnaire, built after the return of the first survey and secondary data. This step had a return of 267 respondents. Both researches, in general, were complementary, since the results of both were similar. Young people are still reading newspapers, and do it in both media, print and online. Still there are some specific points raised by respondents to be viewed with attention by media companies, with some suggestions for improvement.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87855
Arquivos Descrição Formato
000911505.pdf (2.296Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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