Repositório Digital

A- A A+

O papel do estágio na formação dos alunos do curso de administração da UFRGS

.

O papel do estágio na formação dos alunos do curso de administração da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel do estágio na formação dos alunos do curso de administração da UFRGS
Autor Pereira, Mariane Camboim
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Estágio
Formação profissional
[en] Competition
[en] Internship
[en] Learning
[en] Students
Resumo O mercado de trabalho demanda adequações, adaptação e desenvolvimento dos profissionais, pois existe um número muito amplo de atividades a serem desempenhadas e o ambiente externo muda a cada dia, influenciando internamente. Estudantes que estão cursando nível superior buscam a inserção no mercado de trabalho, o desenvolvimento de sua carreira profissional e a complementação da aprendizagem. O estágio é uma forma de os estudantes alcançarem esses objetivos, pois faz a integração entre a instituição de ensino e o mercado de trabalho, preparando-os para o trabalho produtivo. Sendo a atividade de estágio muito comum no Brasil, o presente trabalho objetiva identificar e analisar as contribuições que a experiência de estágio propiciou no processo de formação dos alunos que estão concluindo o curso de Administração. Para tal, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa. Foram entrevistados em profundidade dez estudantes do curso de Administração da UFRGS de diferentes áreas de atuação. Como principais resultados, foram encontradas contribuições nos âmbitos pessoal, profissional e social, e serão apresentados, como principal conclusão, os fatores que oportunizaram e dificultaram a aprendizagem, as mudanças e as contribuições oferecidas pelas experiências de estágio vividas pelos estudantes.
Abstract Nowadays, the job market demands adjustment, adaptation and professionals’ development as there are a very large number of activities to be performed and the external environment changes every day, influencing internally. Students who are at University seek the inclusion in the job market, the development of his career and complementation of learning. The internship is one way of students achieve these goals, because it makes the integration between the educational institution and the job market, preparing them for productive work. Because the internship is very common in Brazil, this study intends to identify and analyze the contributions that the practicum experience provided in the students’ educational process who are completing the Management degree. For this reason was developed a qualitative study. There were interviewed effectively ten students of Management of UFRGS. The main results were found contributions in the personal, professional and social, and will be showed, as main conclusion, the factors that facilitated and hindered the learning, the changes, and the contributions made by the practicum experience encountered by students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87864
Arquivos Descrição Formato
000910853.pdf (356.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.