Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBellora, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2014-02-27T01:51:21Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87870pt_BR
dc.description.abstractA Apple é uma empresa que vem ganhando grande representatividade há alguns anos, sendo reconhecida pelo alto nível de inovação e pela rápida valorização de sua marca. O mercado de tecnologias está em ascensão e, dentro dele, destacam-se os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que estão se popularizando no Brasil. Este estudo adota a perspectiva experiencial, trazendo a noção de consumo hedônico e de experiência de consumo para o âmbito do marketing e do comportamento do consumidor. Parte-se do pressuposto de que entender o consumo exige ir além do processo de compra e admitir que aquilo que os consumidores fazem e a forma como utilizam os bens adquiridos também influencia seus comportamentos. Mas, acima de tudo, exige a visão do consumidor como um indivíduo emocionalmente envolvido com o consumo, processo pelo qual estímulos sensoriais, a imaginação e aspectos emotivos são procurados e apreciados. Para atingir os objetivos propostos a metodologia de pesquisa foi qualitativa, através de entrevistas em profundidade com consumidores do iPhone, além de ter sido utilizada a Técnica de Elicitação Fotográfica (PET), que permitiu à pesquisadora se aproximar da experiência real vivenciada pelos consumidores através das imagens visuais que os mesmos foram solicitados a trazer para as entrevistas. Percebeu-se que a marca Apple possui prestígio com os consumidores, que demonstram grande interesse pelo iPhone por oferecer tecnologia e qualidade diferenciada.pt_BR
dc.description.abstractApple is a company that has gained great representation for some years and is recognized for its high level of innovation and the rapid appreciation of its brand. The technology market is on the rise and, within it, highlight the mobile devices such as smartphones and tablets, which are popular in Brazil. This study adopts the experiential perspective, bringing the concept of hedonic consumption and consumption experience for the scope of marketing and consumer behavior. This is on the assumption that understanding the consumer requires going beyond the buying process and admit that what consumers do and how they use the purchased goods also influences their behavior. But above all, it requires the vision of the consumer as an individual emotionally involved with the consumption process by which sensory stimuli, imagination and emotional aspects are sought and appreciated. To achieve the proposed research methodology was qualitative, using in-depth interviews with consumers of the iPhone in addition to being used elicitation Photographic Technique (PET), which allowed the researcher to approach the real experience experienced by consumers through images visual that they were asked to bring in for interviews. It was noticed that the Apple brand has prestige with consumers, who show great interest in the iPhone by offering technology and outstanding quality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectiPhoneen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSmartphonesen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectConsumer experienceen
dc.subjectTelefonia móvelpt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectQualityen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.titleApple - ter ou não ter, eis a questão : a experiência de consumo dos usuários de Iphonept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911059pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples