Repositório Digital

A- A A+

Corredores ecológicos conectando saberes em rede : educação ambiental na rede municipal de ensino de Porto Alegre

.

Corredores ecológicos conectando saberes em rede : educação ambiental na rede municipal de ensino de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Corredores ecológicos conectando saberes em rede : educação ambiental na rede municipal de ensino de Porto Alegre
Autor Oliveira, Teresinha Sá
Orientador Suertegaray, Dirce Maria Antunes
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Assunto Educação ambiental
Geografia : Ensino
Geografia ambiental
Porto Alegre (RS)
[en] Environmental education
[en] Environmental educators
[en] Geography
[en] Schools
Resumo Esta dissertação pretende reunir eventos significativos ligados à Educação Ambiental (EA) na Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre e situá-los ao longo de cerca de dez anos, período em que se tem fortalecida a política de EA desta rede. Este mapeamento que reúne pontos de conexão entre eventos revela, através de análise qualitativa realizada por meio de entrevistas, depoimentos e materiais de arquivo pessoal e do acervo da SMED, algumas mudanças que estes protagonistas interpretaram e interpretam em seu cotidiano. Na verdade são narrativas de trajetórias de vida percorridas por cada educador ambiental ao longo do tempo que na tessitura desta rede, apresenta traços relevantes na prática da política de educação ambiental do município. Esta movimentação com seu fluxo potencializado pelas ações e projetos de escolas, bem como a união e a troca entre os educadores ambientais, demonstra que apesar de todas as dificuldades enfrentadas e das trocas políticas, hoje temos uma política de EA na RME que mesmo com suas fragilidades, conta com a força de seus protagonistas e também daqueles que foram solidarizando-se a ela e trazendo suas contribuições aos quais chamamos de parceiros. O registro desta trajetória pretende ser também uma estratégia de fortalecimento desta política que depende sempre do protagonismo de cada educador ambiental envolvido, e também dos governos que transitam por este corredor. Para isto utilizo a metáfora dos corredores ecológicos e corredores de saberes, pois ambos necessitam fluir, formar novas conexões, viabilizando a diversidade e a riqueza produzida nesta dinâmica.
Abstract This dissertation intends to gather significant events linked to Environmental Education (EE) in the Municipal Education Network (MEN) of Porto Alegre and situate them along ten years, a period in which the EE policy has been strengthened in the network. This mapping that gathers the connecting points between these events reveals, through qualitative analyses conducted by means of interviews, testimonies, and materials from personnel archives and from SMED’s collection, real changes that these protagonists interpret daily. Actually are narratives of life trajectories traveled by each environmental educator over time that in the tessitura of this network, demonstrate relevant traces in the practice of the city’s environmental education policy. This movement with its flow enhanced by school’s actions and projects, as well as the union and exchange among environmental educators, demonstrate that despite all the difficulties faced and political exchanges, today we have a EE policy in the MEN that even with its fragilities, can rely on its protagonist’s strength and also on those, who sympathized and contributed to it, who we call partners. The record of this journey is also meant to be a strategy for strengthening the policy which depends always on the role of each environmental educator involved, but also the governments that transit trough this corridor. For this I will use the corridors of knowledge and the ecological corridors metaphor, because both need to flow, form new connections, enabling the diversity and the wealth produced in this dynamic.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/87970
Arquivos Descrição Formato
000911926.pdf (3.391Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.