Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSuertegaray, Dirce Maria Antunespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Teresinha Sápt_BR
dc.date.accessioned2014-02-28T01:50:46Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87970pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação pretende reunir eventos significativos ligados à Educação Ambiental (EA) na Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre e situá-los ao longo de cerca de dez anos, período em que se tem fortalecida a política de EA desta rede. Este mapeamento que reúne pontos de conexão entre eventos revela, através de análise qualitativa realizada por meio de entrevistas, depoimentos e materiais de arquivo pessoal e do acervo da SMED, algumas mudanças que estes protagonistas interpretaram e interpretam em seu cotidiano. Na verdade são narrativas de trajetórias de vida percorridas por cada educador ambiental ao longo do tempo que na tessitura desta rede, apresenta traços relevantes na prática da política de educação ambiental do município. Esta movimentação com seu fluxo potencializado pelas ações e projetos de escolas, bem como a união e a troca entre os educadores ambientais, demonstra que apesar de todas as dificuldades enfrentadas e das trocas políticas, hoje temos uma política de EA na RME que mesmo com suas fragilidades, conta com a força de seus protagonistas e também daqueles que foram solidarizando-se a ela e trazendo suas contribuições aos quais chamamos de parceiros. O registro desta trajetória pretende ser também uma estratégia de fortalecimento desta política que depende sempre do protagonismo de cada educador ambiental envolvido, e também dos governos que transitam por este corredor. Para isto utilizo a metáfora dos corredores ecológicos e corredores de saberes, pois ambos necessitam fluir, formar novas conexões, viabilizando a diversidade e a riqueza produzida nesta dinâmica.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation intends to gather significant events linked to Environmental Education (EE) in the Municipal Education Network (MEN) of Porto Alegre and situate them along ten years, a period in which the EE policy has been strengthened in the network. This mapping that gathers the connecting points between these events reveals, through qualitative analyses conducted by means of interviews, testimonies, and materials from personnel archives and from SMED’s collection, real changes that these protagonists interpret daily. Actually are narratives of life trajectories traveled by each environmental educator over time that in the tessitura of this network, demonstrate relevant traces in the practice of the city’s environmental education policy. This movement with its flow enhanced by school’s actions and projects, as well as the union and exchange among environmental educators, demonstrate that despite all the difficulties faced and political exchanges, today we have a EE policy in the MEN that even with its fragilities, can rely on its protagonist’s strength and also on those, who sympathized and contributed to it, who we call partners. The record of this journey is also meant to be a strategy for strengthening the policy which depends always on the role of each environmental educator involved, but also the governments that transit trough this corridor. For this I will use the corridors of knowledge and the ecological corridors metaphor, because both need to flow, form new connections, enabling the diversity and the wealth produced in this dynamic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectGeografia ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectSchoolsen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectEnvironmental educatorsen
dc.titleCorredores ecológicos conectando saberes em rede : educação ambiental na rede municipal de ensino de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911926pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples