Repositório Digital

A- A A+

Plano de negócios aplicado para apresentação de uma estratégia de viabilização de uma unidade industrial de porcelana de mesa

.

Plano de negócios aplicado para apresentação de uma estratégia de viabilização de uma unidade industrial de porcelana de mesa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Plano de negócios aplicado para apresentação de uma estratégia de viabilização de uma unidade industrial de porcelana de mesa
Autor Tavares, José Daniel
Orientador Borenstein, Denis
Data 2006
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Administração da produção
Controladoria
Plano de negócios
Produção industrial
Viabilidade financeira
[en] Business plan
[en] Enabling
[en] Plant
[en] Strategy
Resumo Esta pesquisa tem por base a apresentação de uma estratégia proposta para viabilização de uma unidade industrial de porcelana de mesa instalada no sul do Brasil. Tem por objetivo apresentar o plano de negócios como ferramenta de gestão a ser utilizada para planejamento, acompanhamento e mensuração dos resultados esperados, face a implementação da estratégia traçada. O enfoque metodológico foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, sendo a empresa objeto do estudo o foco para construção do plano de negócios. As etapas envolvidas na elaboração deste trabalho foi a exploratória. A problemática envolvida é representada pelos sucessivos prejuízos verificados na empresa industrial objeto do estudo. A partir da montagem do plano de negócios, discute as causas dos prejuízos, formula e testa hipóteses, apresenta uma proposta de solução e compõe o cenário de mudança dessa realidade. O conteúdo e os resultados obtidos puderam apresentar o conhecimento teórico e um modelo de aplicação prática do plano de negócios como instrumento de gestão, estabelecendo uma nova perspectiva da operação empresarial, que identifica e explora o diferencial competitivo e compreende a empresa como um elo da cadeia de valores.
Abstract This research is based on the introduction of a strategy suggested for enabling a plant of porcelain table ware in southern Brazil. The aim is to provide a business plan as a managing tool for planning, attending and appraising the expected results. The methodological focus has been a qualitative and quantitative research, with the company as the object of study for building the business plan. The problematic is represented by recurrent failing in the company under discussion. From the business plan, we discuss reasons for the failing, pose and test hypotheses, suggest a solution and set the scene for the change of reality. The content and results have provided the theoretical knowledge and a model for applying the business plan as managing tool, creating a an alternative perspective the managing work, identifying and exploring the competitive difference and sees the company as a link in chain of values.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8801
Arquivos Descrição Formato
000589315.pdf (297.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.