Repositório Digital

A- A A+

Mídia e educação da mulher : uma discussão teórica sobre modos de enunciar o feminino na TV

.

Mídia e educação da mulher : uma discussão teórica sobre modos de enunciar o feminino na TV

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mídia e educação da mulher : uma discussão teórica sobre modos de enunciar o feminino na TV
Autor Fischer, Rosa Maria Bueno
Resumo Neste trabalho discutem-se os conceitos de poder, subjetivação e (a)normalidade, de Michel Foucault, bem como os conceitos de cultura e diferença propostos por Homi Bhabha, em relação à temática da enunciação do feminino, conforme a psicanalista Maria Rita Kehl. Tal discussão é feita no sentido de expor a fundamentação de uma pesquisa em andamento sobre a subjetividade feminina na mídia televisiva, a qual dá continuidade a investigações anteriores, cujos resultados são também brevemente comentados. O que está em jogo é uma descrição de como se constrói um discurso sobre as mulheres em diferentes produtos televisivos, atentando para os vazios do simbólico em relação ao feminino. Este, conforme Kehl, tanto para os homens como para as mulheres, “constitui a dimensão maldita na nossa cultura”, já que as mulheres estariam historicamente numa posição em que o sujeito é sempre o outro: ou o pai, ou a mãe fálica ou o parceiro.
Abstract This paper discusses Foucault’s concepts of power, subjectification and (a)normality, as well as Homi Bhabha’s concepts of culture and difference, in relation to the question of the feminine enunciation as articulated by the psychoanalyst Maria Rita Kehl. The article assesses how discourses on women are constructed in different televised products, emphasizing the symbolic emptiness/silences of the feminine. According to Kehl, for both men and women this fact is a consequence of “the cursed dimension in our culture,” since women have been historically in a position in which the subject is always the other: be it the father, the phallic mother or the partner.
Contido em Estudos feministas. Florianópolis. Vol. 9, n. 2 (2001), p. 586-599
Assunto Análise do discurso
Bhabha, Homi K.
Foucault, Michel 1926-1984.
Kehl, Maria Rita
Mídia
Mulher
Subjetividade
Televisão (Comunicação)
[en] discourse
[en] enunciation
[en] media
[en] pedagogical device
[en] woman
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/88031
Arquivos Descrição Formato
000310633.pdf (104.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.