Repositório Digital

A- A A+

Efervescência dinamogenia e a ontogênese social do sagrado

.

Efervescência dinamogenia e a ontogênese social do sagrado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Efervescência dinamogenia e a ontogênese social do sagrado
Autor Weiss, Raquel Andrade
Resumo O tema central do presente artigo é a ideia de sagrado apresentada por Émile Durkheim em diversos momentos de sua obra, mas que ocupa um papel central no livro As formas elementares da vida religiosa. Trata-se de uma ideia de difícil definição, mas que é fundamental para explicar tanto a religião quanto a moral, e que é compreendida pelo autor como um dos fenômenos mais importantes da vida social. O que se propõe aqui é explicar de que modo Durkheim concebe o surgimento e o desenvolvimento desse fenômeno. Defendo a tese de que tal explicação demanda que se compreenda o que é a efervescência e, por conseguinte, a dinamogenia. Ao apreender o pleno significado desses conceitos, torna-se possível um maior entendimento sobre o que é realmente o sagrado e sobre o significado de este ser um fenômeno social por excelência.
Abstract The main theme of the present paper is the idea of “sacred” as presented by Émile Durkheim on several occasions, most particularly as the central theme of his book, The Elementary Forms of Religious Life. It is an idea that is quite hard to define, but fundamental in explaining not only religion but also morality, understood by the author as one of the most crucial elements of social life. What is intended here is an explanation of how Durkheim conceived of the genesis and the development of this phenomenon, sustaining the thesis that this explanation requires understanding what is effervescence and, therefore, dynamogenics. In understanding the full meaning of these concepts, we can better comprehend what is the sacred and its meaning as a social phenomenon.
Contido em Mana : estudos de antropologia social. Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 1 (abr. 2013), f. 157-179
Assunto Durkheim, Émile 1858-1917. Les formes elementaires de la vie religieuse
Moral
Sagrado
[en] Durkheim
[en] Effervescence
[en] Morality
[en] Sacred
[en] The elementary forms of religious life
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/88058
Arquivos Descrição Formato
000898241.pdf (145.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.