Repositório Digital

A- A A+

Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação

.

Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação
Autor Lemke, Lionir Maria da Silva
Orientador Ávila, Ivany Souza
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Assunto Aprendizagem
Educação integral
Jogos
Programa Mais Educação.
[en] Integral education
[en] Literacy
[en] More education program
[en] Recreational activities
Resumo O presente trabalho busca relatar a experiência de pesquisa vivenciada no curso de especialização em Educação Integral, cuja análise teve como foco principal o uso de jogos e outras atividades lúdicas na aprendizagem dos alunos no Programa Mais Educação, visando a importância da identificação dos seus objetivos, metas e ações. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo sobre o lúdico na Educação Integral, relacionando em especial a alfabetização, nas oficinas de letramento do programa. Durante o perfil metodológico buscou-se reconhecer os resultados na aprendizagem dos alunos decorrente deste trabalho, em uma escola da rede pública de ensino. Neste sentido o artigo aborda temas relacionados a organização do programa, a concepção de Educação Integral, assim como traz o conceito de cidade educadora que permeia e norteia a proposta do Programa Mais Educação, na Educação Integral.
Abstract This study aims to report the search experience experienced in the course of expertise in Integral Education, whose analysis focused primarily use games and other recreational activities on student learning in More Education Program, aimed at the importance of identifying your goals, goals and actions. Therefore, we carried out a qualitative research on playfulness in Integral Education, relating in particular literacy, workshops literacy program. During the methodological profile sought to recognize the results on student learning outcome of this work, in a public school education. In this sense, the article discusses issues related to the organization of the program, the design of Integral Education, and brings the concept of educating city that permeates and guides the proposal More Education Program, the Comprehensive Education.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/88063
Arquivos Descrição Formato
000910080.pdf (265.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.