Repositório Digital

A- A A+

Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação

.

Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação
Autor Noronha, Luciana Machado
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Assunto Educação integral
Escola
Programa Mais Educação.
Violência
Resumo O presente artigo aborda como temática a Educação Integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação, tendo como objetivo principal investigar o que eles entendem por violência e como lidam com ela no âmbito do programa. Trata-se de uma pesquisa básica, explicativa, de natureza qualitativa, desenvolvida através de entrevistas com monitores do Programa Mais Educação. Apresenta-se como problema de pesquisa investigar quais são as percepções dos monitores sobre as situações de violência no dia a dia da educação integral. Os principais autores que embasam o conceito de violência são Faleiros & Faleiros e Abramovay. Nesse contexto teórico analisamos as representações obtidas através de entrevistas, observando que as vivências culturais vividas por cada monitor interferem na leitura que cada um faz frente às situações apresentadas. Depois de analisadas as entrevistas, fica evidente que violência é uma variável que varia de pessoa para pessoa. Isso ocorre porque as vivências de cada uma, somadas à sua cultura, fazem com que a concepção de violência seja diferente para cada sujeito. Muitos veem na violência uma forma distinta de educar um indivíduo. Por isso é essencial acompanhamento e formação dos agentes sociais para atuar no âmbito escolar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/88064
Arquivos Descrição Formato
000910098.pdf (276.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.