Repositório Digital

A- A A+

A ampliação dos tempos em uma escola ciclada, na perspectiva da educação integral

.

A ampliação dos tempos em uma escola ciclada, na perspectiva da educação integral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A ampliação dos tempos em uma escola ciclada, na perspectiva da educação integral
Autor Machado, Nara da Rosa
Orientador Vivian, Danise
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Assunto Educação integral
Ensino por ciclos
Programa Mais Educação.
Resumo O presente resumo versa sobre as aproximações do tempo da escola ciclada com o tempo ampliado da Educação Integral proposto pelo Programa Mais Educação-PME. A pesquisa desenvolvida, em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre,RS, estudou como é discriminado o tempo na perspectiva dos Ciclos de Formação e na proposta da Educação Integral , se é possível aproximar estes tempos e, se a ampliação da jornada escolar tem contribuído para qualificar o tempo escolar na escola ciclada. Analisou as possibilidades de aproximações destes tempos e se esta aproximação favorece o direito a um digno e justo viver. A pesquisa consistiu de natureza qualitativa com inspiração em estudo de caso. Analisou a legislação do PME, o Caderno Pedagógico nº9 da SMED- Porto Alegre, (MOLL e KRUG, 2001)sobre a proposta dos ciclos. Observou os espaços onde ocorrem as oficinas eutilizou-se dos registros feitos no diário de campo. Muitos pensadores em Educação Integral (CAVALIERE,2007), ARROYO,2007), (MOLL,2009), (XAVIER,2010), (MACHADO,2012) reconhecem a importância do tempo no processo de aprendizagem dos educandos.A proposta dos ciclos de formação registra um tempo maior que o ano letivo, dá aos alunos mais oportunidades para realizar suas aprendizagens, respeitando o ritmo de cada um e a fase de desenvolvimento em que se encontram. A Educação Integralrespeita os diferentes tempos do aluno e entende que o tempo assume grande importância na aprendizagem ampliando-o para o contraturno. As crescentes ofertas de educação integral no país tem provocado a discussão sobre a qualidade deste tempo oferecido, como afirma Arroyo(2007) se um turno já é pesado para crianças expostas a situações de vulnerabilidade, mais uma dose do mesmo será insuportável. Por último apontou que os diversos tempos que se entrelaçam na vida dos sujeitos aprendentes lhes dificulta gerir os tempos escolares provocando suas ausências à escola.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/88072
Arquivos Descrição Formato
000910244.pdf (295.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.