Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.contributor.authorMelo, Camila Alves dept_BR
dc.date.accessioned2014-03-01T01:54:35Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88079pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva refletir analiticamente a constituição do sujeito-aluno e do sujeito-professor, a partir de situações vivenciadas durante o estágio docente do curso de Pedagogia, ocorrido em 2013/1, no Colégio de Aplicação da UFRGS, com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. A partir de documentos produzidos durante o estágio, foi feita uma análise documental visando reunir ensinamentos e aprendizagens relevantes no processo de constituição dos alunos e da professora. Este trabalho se configura como um Estudo de Caso, utilizando de excertos empíricos retirados dos documentos anteriormente citados. Os autores e conceitos que dão base a este estudo são: XAVIER e a “construção da categoria social aluno”, GIMENO SACRISTÁN e o “aluno como invenção” e, por fim, LOPONTE e a “docência artista”. As análises realizadas foram apresentadas em dois eixos: “Ensinando a ser aluno” e “Aprendendo a ser professora”. Como achados dessa pesquisa, percebi que o processo de constituição de ambos os sujeitos se dá em um plano individual e em um coletivo. No que tange ao plano individual, estão as aprendizagens de si, por exemplo: a organização dos artefatos escolares (cadernos e demais materiais), a diferença entre as “minipráticas” e o estágio, bem como a importância da autoria docente no projeto didático-pedagógico e nos materiais didáticos. Já no plano coletivo, há as aprendizagens de convivência nos variados ambientes da escola, do trabalho em grupo, de lidar com os pais como autoridade pedagógica, entre outros. São essas pequenas ações, essas minúcias (muitas vezes vistas de forma naturalizada) presentes na rotina da sala de aula, que contribuíram no processo de constituição dos sujeitos deste estudo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleEnsinando a ser aluno, aprendendo a ser professora : reflexões analíticas traçadas a partir da prática de estágio docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912089pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples