Repositório Digital

A- A A+

Relação escola e comunidade : efeitos da implementação do Programa Mais Educação

.

Relação escola e comunidade : efeitos da implementação do Programa Mais Educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relação escola e comunidade : efeitos da implementação do Programa Mais Educação
Autor Silva, Marinês do Carmo de Pariz da
Orientador Santaiana, Rochele da Silva
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Assunto Comunidade escolar
Educação integral
Programa Mais Educação.
São Leopoldo (RS)
Resumo O presente artigo se propõe a discutir os desafios trazidos às escolas e suas comunidades em função da implantação do Programa Mais Educação. O programa federal de jornada ampliada visa construir uma escola de Tempo Integral, que valorize diferenças e aposte na autonomia de profissionais, alunos e comunidade escolar. As novas demandas imprimem mudanças de paradigmas, de atitudes, de valores. Isso implica ressignificar o ambiente, adotar uma nova forma de pensar a organização escolar e a aprendizagem. Sabe-se que mudar o modo de pensar, consolidado durante décadas não se constitui em uma tarefa fácil, porém temos o compromisso histórico de transformar a escola e isso exige o envolvimento do todo da sociedade neste processo. No decorrer da nossa reflexão, compreender as relações no cotidiano da escola e suas implicações no âmbito da gestão escolar, identificando a melhoria da qualidade de ensino a partir do envolvimento de todos os segmentos que formam a comunidade escolar. Este trabalho entende que dois entendimentos de gestão são necessários: participativa e democrática. Tal investimento na gestão colabora para levar o aluno a aprender cada vez mais, tornando-se sujeito ativo na sociedade em que vive.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/88089
Arquivos Descrição Formato
000910483.pdf (371.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.